O processo de revestimento de teflon
morguefile.com
Teflon, ou, mais corretamente, o politetrafluoretileno (PTFE), é um polímero sintético utilizado como um revestimento antiaderente em panelas e em aplicações industriais. O teflon tem propriedades desejáveis por não ser reativo devido às ligações carbono-flúor que reforçam a molécula, ser frequentemente usado em aplicações e trabalhos com produtos químicos altamente reativos e corrosivos, reduzir o atrito, o desgaste e o consumo de energia da máquina, quando utilizado como um lubrificante. Ele é interessante também porque é difícil imaginar como algo tão escorregadio pode ser fixado nas panelas. Na década de 1960, utensílios especiais eram obrigatórios para não arranhar o teflon.
Teflon, uma superfície escorregadia
Revestimento com Teflon (Processo de revestimento PTFE)
Existem vários métodos para o revestimento com PTFE, dependendo da sua aplicação. Um método comum é constituído por jato de areia na superfície a ser revestida, uma panela, por exemplo, para criar pequenos micro-arranhões. Em seguida, os trabalhadores ou máquinas pulverizam uma primeira camada fina de Teflon, que é suficientemente fina para fluir para dentro dos micro-arranhões. O recipiente é então levado a uma temperatura alta para criar uma aderência segura. O Teflon é depois aplicado e aquecido novamente. Esfregar um metal é uma maneira de estragar a cobertura relativamente fraca de Teflon.
Recomendações
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA emitiu um alerta de que o ácido perfluorooctanoico, ou PFOA, era um "provável agente cancerígeno". A DuPont, primeira criadora do teflon, gastou US$ 300 milhões em 2004, para evitar ser julgada em um processo de moradores de Ohio e da Virgínia Ocidental, que alegavam problemas de saúde devido à poluição das águas subterrâneas a partir de fábricas próximas. A DuPont, como a única fabricante de Teflon nos Estados Unidos, não se comprometeu a eliminar progressivamente o uso do produto químico, embora tenha concordado em tratar os rejeitos das fábricas. Ela declarou que não poderia produzir Teflon sem o uso de PFOA e também afirmou que não deve haver nenhuma quantidade significativa de PFOA no fundo das panelas. Embora, em 2005, um estudo da FDA EUA tenha detectado PFOA em produtos acabados, incluindo panelas de teflon. Em fevereiro de 2007, o Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque detectou PFOA vindo de panelas e sacos de pipoca de microondas. A EPA afirmou que "não tem nenhuma informação" de que o uso de teflon e outros usos de PTFE representem um problema de saúde.
Referências
Sobre o Autor
Collin Fitzsimmons has been writing professionally since 2007, specializing in finance and the stock market. He serves as a financial analyst at AMF Bowling Centers, Inc. Fitzsimmons earned a bachelor's degree in economics from the University of Virginia.
Créditos Fotográficos
morguefile.com