Como pintar pelo de leão
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Pintar animais é um desafio para muitos artistas. Um segredo para conseguir uma textura realista é trabalhar com um processo de três cores. A primeira cor é a sua base. A segunda é uma cor de realce, resultado da mistura da base com uma pequena quantidade de branco. A terceira é de sombra, que é a mistura da base com um pouco de marrom-escuro. Uma vez que a nuance estiver preparada, é simples aplicar a textura do pelo dando ao seu leão uma pelagem natural.
Misturando sua tinta
Step 1
Reúna imagens de leões, de livros e sites de animais. Escolha fotos, ao invés de desenhos ou pinturas, para observar os detalhes do pelo e da cor. A partir delas, selecione a cor principal para a pelagem. No caso de um leão africano, será um amarelo-dourado. Compre tinta a óleo ou acrílica nessa cor, branca e marrom-escura.
Step 2
Obtenha sua cor de realce misturando partes iguais do amarelo base com branco. Misture-as muito bem para que a cor fique consistente em toda a pintura.
Step 3
Crie a sombra do mesmo jeito, mas ao invés do branco, adicione o marrom-escuro com a cor base. Misture-as bem para criar uma cor consistente.
Pintando o pelo do leão
Step 1
Com um pincel de largura média, aplique a cor base sobre todo o corpo, em uma camada bem densa. Passe para o próximo passo enquanto a pintura ainda está fresca.
Step 2
Molhe um pincel menor na cor de realce. Faça partes mais claras nos pontos em que o corpo tenha partes destacadas, incluindo a parte superior do focinho e costas, os músculos superiores e formas esqueléticas que sobressaiam ao pelo, e o lado que está iluminado pelo sol. Entremeie as bordas dos realces com a cor base, para suavizá-los.
Step 3
Aplique as sombras do mesmo jeito, focando no lado oposto das formas que foram acentuadas, a parte de baixo e o lado fora do alcance do sol. Misture as sombras na cor base de forma a manter, nesses pontos, a pelagem lisa.
Step 4
Mergulhe o pincel de largura média nas três cores e pinte a juba do leão. Use movimentos ondulados para encorpar o pelo grosseiro da juba. Utilize suas imagens como inspiração. Deixe as cores se misturarem, adicionando mais de alguma delas quando necessário, até alcançar o efeito desejado.
Step 5
Use um pincel chato ou outro pincel áspero de cerdas largas, para passar no pelo do leão, criando padrões de textura pequenos e parecidos com cabelo. Siga as formas criadas no corpo, inspirando-se nas imagens. Se necessário, acrescente mais realces ou sombras leves, criando o efeito de pelo.
Referências
- "Desenhando e pintando animais", Bill Tilton; 1997 [em inglês]
- "Pintando Animais"; Christophe Drochon; 2006 [em inglês]
Sobre o Autor
Mark Morris started writing professionally in 1995. He has published a novel and stage plays with SEEDS studio. Morris specializes in many topics and has 15 years of professional carpentry experience. He is a voice, acting and film teacher. He also teaches stage craft and lectures on playwriting for Oklahoma Christian University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images