Como pintar uma tampa de fogão a gás esmaltada

Como a tinta esmalte é curada pelo fogo, é resistente e durável

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Apesar do esmalte ser muito resistente, ele poderá ficar embaçado e descascado depois de alguns anos esfregando o fogão a gás. Caso isso aconteça, é possível pintá-lo novamente. Para evitar lesões e garantir um resultado satisfatório, siga as regras de segurança necessárias para pintar o fogão. Como a tinta esmalte precisa ser curada no forno, é necessário ter acesso a uma fornalha própria, ou a um forno grande o bastante para curar a tampa do fogão a 50 °C.

Step 1

Desligue o registro de gás, apague as bocas do fogão e desconecte as linhas de gás.

Step 2

Retire a grelha e as bocas da tampa do fogão e, depois, remova a tampa. Esse processo será diferente, dependendo da marca do aparelho utilizado. Utilize o manual do usuário para saber os passos exatos.

Step 3

Limpe a sujeira e a gordura da superfície do fogão utilizando álcool desnaturado e um pano limpo.

Step 4

Borrife primer de cromato de zinco na superfície da tampa do fogão e, depois, deixe-a curar segundo as instruções da embalagem. Isso geralmente requer uma temperatura de 50 °C por 30 minutos e um forno de cura grande o bastante para caber a tampa do fogão.

Step 5

Lixe a superfície do primer com uma lixa de 800 grãos para remover as imperfeições.

Step 6

Aplique uma segunda camada de primer à tampa do fogão e deixe-a curar sob a mesma temperatura e período de tempo anteriores.

Step 7

Dissolva a tinta esmalte com um solvente próprio. Siga a proporção indicada no recipiente da tinta, pois cada fabricante possui requisitos diferentes.

Step 8

Aplique uma camada de tinta esmalte e deixe curar por 30 minutos a 50 °C.

×