×
Loading ...

Como pintar tubulação de fogão à lenha

Um fogão à lenha pode realmente melhorar uma área de convivência, mas quando a tinta começa a descascar ou descamar, é necessária uma nova pintura. Talvez você queira mudar a cor do fogão ou retocar o cano com a mesma cor. De qualquer maneira, uma nova camada de tinta pode fazer maravilhas a um fogão à lenha. Algumas dicas para esse tipo de pintura vão te ajudar a começar.

Um fogão à lenha pode realmente melhorar uma área de convivência (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)

Limpe a tubulação

Use água, fosfato trissódico e uma escova de aço para limpar a tubulação do fogão. Limpe todo o óleo, graxa e ferrugem. Quando secar, use palha de aço sem sabão para limpá-los. Mate os esporos de ferrugem com vinagre.

Loading...

Selecione a tinta

As tubulações de fogão a lenha são pintadas na fábrica e, por vezes, repintadas pelo revendedor quando feitos sob encomenda. Se o fogão for alterado para uma terceira cor, a tinta torna-se muito espessa e começa a descascar. Se você estiver aplicando uma terceira camada, use um solvente ou lixadeira para remover as duas primeiras. Se a pintura descascar em tiras finas, há muita tinta sobre a tubulação e se descascar em grandes manchas, ela foi aplicada sobre uma superfície suja.

Aplique a pintura

Use o bom senso ao aplicar a tinta spray de alta temperatura nas tubulações de fogão a lenha. Essa tinta é inflamável e deve ser mantida longe de chamas ou faíscas. Certifique-se que a área esteja bem ventilada. Se a lata estiver fria, aqueça-a a cerca de 23 ºC antes de usá-la jogando um pouco de água quente sobre ela. A bolinha colocada na lata de spray é para ajudar a agitar a tinta quando você sacode a lata. Agite-a por cerca de 2 minutos depois de ouvir o barulho. Pulverize um esguicho ou dois em um pedaço de papelão para testar a cor. Segure a lata de cerca de 25 cm da superfície pois se você chegar muito perto a tinta escorrerá se ficar muito longe, a pintura parecerá seca e texturizada. Empurre a ponta de pulverização para baixo e dê um golpe da esquerda para a direita antes de soltar a ponta. Não pinte em círculos, e não pressione a ponta de pulverização continuamente.

Cure a pintura

As tintas de alta temperatura contêm uma resina que evita que a tinta descasque ou escorra, mesmo quando exposta a altas temperaturas. O silicone na tinta a torna resistente ao calor elevado, mas a tinta não pode curar até que tenha sido aquecida até uma temperatura elevada, normalmente em torno de 246 ºC. O fogão terá de ser utilizado cerca de três vezes antes da tinta estar completamente curada. A tinta vai ficar brilhante a princípio, mas perde brilho após a cura. A tinta ficará pegajosa enquanto está curando, por isso não não utilize trempes, chaleiras ou outros objetos duros no fogão ou podem danificar o acabamento da pintura.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...