×
Loading ...

Como fazer uma pintura em relevo

Uma pintura em relevo é esculpida, criando uma superfície "elevada" bi-dimensional, que é então pintada. Relevo é uma forma de escultura, que pode ser alta ou baixa, dependendo da profundidade do corte. No Egito antigo, pinturas em relevo eram representadas nas tumbas dos faraós, esculpida em calcário ou arenito; nas Américas, madeira era usada pelos nativos americanos para totens. Portanto, a popularidade da pintura em relevo pareceu diminuir; poucos artistas modernos adotaram essa técnica. Pintura em relevo não deve ser confundida com impressão em relevo, que usa blocos de madeira com tinta para criar arte. Neste artigo, será usado linóleo, que é mais macio do que pedra ou madeira e, portanto, o melhor material para iniciantes. Linóleo é uma substância que pode ser esculpida e pintada de forma relativamente fácil.

Instruções

Esse é um ótimo exemplo de uma pintura egípcia em relevo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o tamanho do linóleo que deseja usar. Você pode comprá-lo no tamanho desejado ou em um tamanho maior que você possa cortar do tamanho desejado. Coloque o pedaço de linóleo no seu apoio de madeira. Isso dará apoio mais firme à superfície para que você possa cortar o linóleo com precisão e segurança. Deixe o cortador de linóleo junto aos acessórios permutáveis.

    Loading...
    Esse é um totem de madeira pintado e esculpido (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Desenhe o contorno da imagem no linóleo usando um lápis. Coloque um braço através do linóleo para estabilizá-lo e comece cortando a superfície com a outra mão. Tamanhos de corte variam: um corte estreito é mais usado para alto relevo, um corte largo, em forma de U e em forma de V devem também ser usado para vários efeitos. Para melhores resultados, use cortadores de diferentes tamanhos, da mesma forma que o pintor usa diferentes pincéis; isso determinará o formato e tamanho da pintura.

    Essas são ferramentas de entalhe usadas para superfícies rígidas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Remova todos os pedaços remanescentes do linóleo para uma superfície mais macia e limpa. Decida as cores da pintura e coloque as tintas acrílicas em uma palheta. Adicione água para fazer uma consistência similar à da aquarela, criando uma mancha. Linóleo é absorvente, então a mistura da água com a tinta funciona bem. Comece pintando os entalhes mais profundos com cores mais escuras. Isso dará a pintura efeitos de sombra. Cores mais claras podem ser usada na superfície plana para contraste. Remova a tinta derramada em áreas indesejadas com papel-toalha. A tinta acrílica é resistente à água, então o uso de vedador é opcional. Um spray de fixação pode ser usado, e a pintura em relevo terminada pode ser então enquadrada.

    Você pode enquadrar sua pintura em relevo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Quando você se tornar mais experiente, pode querer experimentar com superfícies mais duras (pedra ou madeira), que proporcionará um relevo que então pode ser pintado.

Aviso

  • Tenha cuidado ao usar cortadores. Direcione o cortador para longe do seu corpo, pois a ferramenta pode cair. Use equipamento de segurança para sua própria proteção.

O que você precisa

  • Linóleo
  • Cortador de linóleo
  • Apoio de madeira
  • Lápis
  • Água
  • Pincéis de tinta
  • Papel-toalha
  • Tinta acrílica
  • Spray de fixação (opcional)
  • Moldura

Referências

Loading ...
Loading ...