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Planos de incentivo e objetivos organizacionais

Os empregadores usam planos de incentivo para motivar funcionários a alcançar objetivos, podendo estar relacionados a objetivos de longo prazo da empresa ou projetos e iniciativas pessoais. Os funcionários devem entender o motivo desses planos, e também decidir se o incentivo vale a pena pelo esforço extra antes de melhorar duas atitudes. Se não houver funcionários suficientes tentando alcançar o objetivo, a empresa não alcançará seus objetivos, o motivo para criar o incentivo em primeiro lugar.

Os empregadores podem trabalhar com incentivos sem dinheiro se há prestígio social envolvido (rossett. prize. award. diversity image by L. Shat from Fotolia.com)

Reconhecimento do funcionário

Alguns planos de incentivo oferecem apenas reconhecimento ao funcionário que alcançar o objetivo do plano. Esse tipo de incentivo não motivará ninguém. Um estudo do Forum for People Performance Management and Measurement (Fórum para Medir e Gerenciar a Atuação das Pessoas) descobriu que o reconhecimento é uma das táticas mais usadas pelos gerentes. É possível criar um programa especial de reconhecimento para alcançar os objetivos organizacionais se ele for bem sucedido na empresa. Outra opção é fazer uma pesquisa entre os funcionários para descobrir se esse tipo de programa é necessário.

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Incentivos com dinheiro ou não

Os outros planos de incentivo têm recompensas físicas para os funcionários. Por exemplo, os funcionários podem ser motivados com dinheiro, cartões-presente, bônus, programas de pagamento variados, compras, viagens e outros prêmios. Esses incentivos têm valor monetário, mas apenas os prêmios em dinheiro, bônus e pagamento extra estão a critério do funcionário. As empresas devem estudar se o benefício da conquista dos objetivos valem a pena pelo custo desses incentivos.

Elegibilidade

Uma empresa deve identificar todos os funcionários que serão candidatos do plano de incentivo. Por exemplo, um plano pode ser para os gerentes seniores, todos os gerentes, equipe de apoio ou de vendas. Esse tipo de decisão deve fazer sentido de acordo com o objetivo de cada plano.

Avaliação da atuação

Os empregadores devem especificar qual será o método de avaliação usado para determinar se o funcionário receberá o incentivo ou não. Elas podem ser usadas para avaliar o trabalho individual ou de um grupo. Se um empregador quer evitar problemas legais, ele avaliará o funcionário de acordo com sua função (talvez use avaliações já existentes). Os incentivos devem ser justos e consistentes para que os funcionários favorecidos não ganhem algo que não merecem.

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Referências

Recursos

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