×
Loading ...

Como plantar tomates em baldes de 20 litros

Muitos jardineiros tem optado por cultivar tomates e outros vegetais em recipientes. Esse tipo de cultivo economiza espaço no jardim e proporciona até a moradores de apartamentos a oportunidade de cultivar tomates. Um balde de 20 litros é um recipiente acessível e versátil para esse cultivo. Os baldes se ajustam facilmente em varandas e sacadas e podem ser pendurados em um poste de cerca para economizar espaço de terra em pequenos jardins. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos para o lar e precisarão de algumas modificações antes dos tomates serem plantados.

Instruções

Os tomateiros podem ser cultivados em baldes de 20 litros para economizar espaço no jardim (tomato vine image by Horticulture from Fotolia.com)
  1. Vire o balde ao contrário em uma superfície firme ou no chão e perfure quatro orifícios de drenagem de 0,5 cm de diâmetro no fundo. Desvire o balde e coloque-o sobre o prato de drenagem.

    Loading...
  2. Remova a tampa do balde e coloque terra dentro. Utilize uma mistura de envazamento ou uma composta por 50% de areia e 50% de vermiculita, de acordo com a "University of Florida". Deixe pelo menos 20 cm de espaço em cima do balde para o tomateiro.

  3. Remova o tomateiro de seu recipiente. Afrouxe a raiz da planta separando as raízes cuidadosamente. Isso evita que elas continuem crescendo em um padrão circular apertado.

  4. Coloque o tomateiro no balde. Posicione-o de forma que a base permaneça 8 cm abaixo da borda.

  5. Encha o balde com terra até que ela se nivele com a base do tomateiro. Afofe o solo para preencher bolsas de ar e pressione-o com firmeza.

  6. Regue o tomateiro até que a água vaze pelos orifícios de drenagem. Sinta o solo a alguns centímetros abaixo da superfície para verificar se o meio de envazamento está molhado ou seco e regue conforme necessário.

  7. Coloque o tomateiro em um lugar ensolarado que proporcione pelo menos seis horas de luz direta do sol por dia. A "Washington State University" alerta que os tomateiros não crescem bem em condições de pouca luz.

  8. Fertilize o tomateiro a cada duas semanas. O tipo de produto deve ser alternado usando nitrato de cálcio em uma fertilização e um fertilizante 20-20-20 solúvel em água na seguinte, de acordo com a "Florida State University".

Loading...

Dicas

  • É possível encontrar baldes de 20 L gratuitos em restaurantes e panificadoras. Os baldes normalmente são usados para armazenagem de óleo ou de alimentos e deverão ser bem lavados antes de serem utilizados para jardinagem.
  • Os orifícios de drenagem poderão ser perfurados na lateral do balde, em vez do fundo. Isso ajuda a diminuir a quantidade de terra que é drenada com a água. Faça os furos na parte mais baixa do balde.

Aviso

  • Evite fertilizar os tomateiros excessivamente, o que poderia causar queimaduras por fertilização.

O que você precisa

  • Balde de 20 L
  • Prato de drenagem
  • Tomateiro
  • Terra de envasamento ou mistura de areia e vermiculita
  • Colher de pedreiro
  • Furadeira
  • Fertilizante 20-20-20 solúvel em água

Referências

Loading ...
Loading ...