Polinização manual de limoeiros
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images
As árvores cítricas além de produzirem frutos, também enchem o seu jardim, ou os interiores, com o perfume de adoráveis florações. Ao ar livre, abelhas e beija-flores visitam as florações e as polinizam a medida que se deslocam de flor em flor. Embora os limoeiros possam se autopolinizar em ambientes internos, a polinização manual das flores resulta em uma produção de frutos mais confiável.
Anatomia floral
As flores de um limoeiro têm partes femininas e masculinas. Por isto, a maioria das árvores cítricas pode se autopolinizar. As estruturas masculinas, chamadas de anteras, produzem o pólen que se desloca sobre a estrutura feminina viscosa, denominada estigma. Mas o período de desenvolvimento das partes masculinas e femininas em cada flor é ligeiramente alternado, tornando a autopolinização uma questão de errar ou acertar, sem meio termo. A polinização manual aumenta as chances do pólen chegar até um estigma que esteja pronto para ser polinizado.
Como polinizar
Um pincel de ponta fina funciona melhor para alcançar as pequenas flores de um limoeiro. Mergulhe-o em uma flor que contenha pólen. Este ficará aderido ao pincel seco por meio de eletricidade estática. Estando coberto de pólen, pegue-o e pincele-o levemente sobre o estigma de outra flor. Um estigma receptivo estará viscoso e capturará o pólen. Repita este processo com o número de flores que desejar.
Polinização cruzada
Se houver duas árvores de diferentes variedades que se polinizem, será mais certo que a produção de algumas frutas, como as maçãs e as cerejas, ocorrerá. Isto é chamado de polinização cruzada. As árvores cítricas não necessitam de polinização cruzada para produzir frutos. Portanto, se você tiver apenas um limoeiro, ainda assim será capaz de produzir limões.
Produzindo frutos
Depois de duas semanas da polinização, as flores de seu limoeiro murcharão. Se observar cuidadosamente, verá que ele desenvolve um pequeno fruto arredondado. Este é o futuro limão. É importante cuidar de seu limoeiro para manter o desenvolvimento dos frutos. Conserve a árvore em uma área úmida de sua casa e evite alterações repentinas no ambiente. Regue-a e adube-a como o faria normalmente. No inverno, não adube o seu limoeiro.
Mais Artigos
Como um pinheiro se reproduz?→
Como replantar flores cortadas→
As causas de folhas amarelas e manchas marrons nas hortênsias→
Estágios de crescimento da dioneia (planta carnívora)→
Quanto tempo uma ervilha leva para germinar?→
Como saber quando um abacaxi está maduro e pronto para ser colhido do pé→
Referências
- O novo livro do jardim; Gerald Knox (editor) [em inglês]
- Four Winds Growers: Polinização/Polinizando manualmente [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Portland, Ore., Tammie Painter has been writing garden, fitness, science and travel articles since 2008. Her articles have appeared in magazines such as "Herb Companion" and "Northwest Travel" and she is the author of six books. Painter earned her Bachelor of Science in biology from Portland State University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images