Como polinizar uma planta de baunilha

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

A especiaria mais cara do mundo, a baunilha (Vanilla planifolia) é uma orquídea. Nativa da América Central, a flor de baunilha é polinizada por uma abelha pequena na manhã em que floresce. Para garantir que as vagens de sementes sejam formadas no cultivo, os seres humanos devem ser o polinizador, transferindo manualmente o pólen para o estigma da flor. Como flores de baunilha duram apenas um dia, a polinização deve ocorrer na manhã após a flor se abrir pela primeira vez. As vagens das sementes formadas na polinização de uma flor por seu próprio pólen não contém sementes que germinam.

Passo 1

Observe os botões das flores de baunilha. Antecipe o desabrochar da flor e sempre verifique pela manhã. Uma vez que a flor se abra, deve ser polinizada dentro de 12 horas.

Passo 2

Familiarize-se com a morfologia da flor de baunilha olhando o diagrama fornecido pela Heilala Vanilla Company. Repare na posição da antera e do estigma, assim como a manipulação dessas peças nos três desenhos inferiores para promover o contato de um com o outro.

Passo 3

Observe a flor aberta e encontre o lábio central, ou labelo. Flores de orquídea são altamente adaptadas para atrair polinizadores, então, use o formato da flor para se guiar até as partes importantes dela.

Passo 4

Exponha a abertura, empurrando, com cuidado, para os lados, as pétalas que possam esconder a abertura tubular. Você verá um pequeno tubo floral com várias partes florais menores, incluindo o estame, que fornece o pólen e o estigma feminino, que é onde o pólen deve ser depositado.

Passo 5

Procure o estame da flor no topo do tubo floral. Posicione a ponta da agulha de maneira que alcance o estame e outras partes florais no tubo. Seja cuidadoso, não é desejável que se quebre qualquer tecido.

Passo 6

Passe levemente a ponta da agulha ou palito no topo amarelo do estame, enchendo-a de pólen.

Passo 7

Recoloque a agulha cheia de pólen bem fundo no tubo floral, alcançando o estigma rosado. Talvez seja necessário cutucar o rostelo, ou a protuberância esverdeada entre o estame e o estigma.

Passo 8

Passe o pólen que está na agulha por todo o estigma. O estigma deve estar grudento, aceitando rapidamente os grãos de pólen.

Passo 9

Remova a agulha do tubo floral. O processo de polinização está completo. Deixe a flor murchar e continue com os cuidados normais da baunilha enquanto as vagens se formam e se alongam.

Passo 10

Repita os Passos de 1 a 9, se necessário, caso haja mais flores de baunilha que floresçam depois.

Mais recentes

×