Como criar plantas híbridas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A polinização cruzada de plantas é o método usado para criar plantas híbridas. É intrigante observar duas plantas -- uma com flores bonitas e grandes e outra com flores bem menores, mas uma linda cor -- e imaginar os tipos que foram usados para criar essa combinação. Que tal a pimenteira que produz lindas pimentas vermelhas e outra que produz pimenta amarela bem saborosa? Já imaginou que tipo de pimenteira você obteria se realizasse polinização cruzada com as duas? Bem, a mãe natureza faz isso o tempo todo e você também pode.
Step 1
Escolha duas plantas para cruzar a polinização. Marque uma como a planta fonte e escreva a data no vaso para ter registro. Marque a segunda como recebedora. As datas serão úteis quando for necessário identificar as gerações de plantas que foram usadas no programa de hibridização.
Step 2
Estude as plantas para familiarizar-se com o estame e o estigma. O estame é o órgão masculino da flor. Ele é a porção da flor que tem o pólen formado. Se você não conseguir ver o pólen a olho nu, use uma lupa. O estigma é o órgão feminino. O pólen fica depositado no estigma e migra por um tubo para fertilizar a flor.
Step 3
Pegue a pinça e puxe o estame da flor fonte ou escolha a flor e tire todas as pétalas para expor totalmente o estame cheio de pólen da flor fonte.
Step 4
Carregue o estame com pólen até a flor recebedora. Pegue o pincel fino e seco, pincelando o pólen para cima do estigma. Faça isso repetidas vezes para certificar-se de que quantidade suficiente de pólen entrou na flor recebedora para fertilizá-la.
Step 5
Cubra a flor recebedora com um saco plástico para evitar que seja polinizada por outros, como abelhas ou insetos voadores. O saco funciona como um cinto de castidade até a flor revelar que foi fertilizada com sucesso.
Step 6
Observe a flor recebedora murchar; isso é um sinal de que foi fertilizada. Agora é seguro remover o saco. A flor murcha impede nova fertilização. Agora, toda a energia da planta estará direcionada à reprodução na forma das sementes sendo geradas.
Step 7
Observe as sementes formarem-se em aproximadamente quatro semanas. Colha-as e replante-as imediatamente ou espere até a próxima estação de crescimento.
Step 8
Plante as sementes e observe as plantas conforme elas começarem a florescer. Elas irão variar de acordo com as características em comum entre a fonte e a recebedora. Se as plantas forem de flores, escolha as mais belas em tamanho e cor. Para vegetais, escolha com base no tamanho, na qualidade e no apelo visual.
Step 9
Clone as plantas ao fazer mudas com galhos. Corte um galho com uma faca afiada onde saem os galhos do caule principal. Mergulhe as pontas em um composto para enraizamento e coloque-as em musgo de turfa ou perlita. Espere os brotos e a raiz se desenvolverem em aproximadamente duas semanas.
Step 10
Plante as mudas na terra.
Referências
Recursos
Dica
- As plantas mais fáceis de serem clonadas são melões, abóboras e tomates. As flores são fúcsias, petúnias e gerânios.
Sobre o Autor
B. Ellen von Oostenburg became a full-time writer a decade ago. She has written features for local and state newspapers, as well as magazines, including Milwaukee Magazine, Wisconsin Trails and German Magazine. A graduate of the University of Wisconsin - Madison, von Oostenburg holds a Bachelor of Science Degree in fine art.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images