Como tratar queimaduras causadas pelo ferro de passar roupas

Não é incomum alguém se queimar ao passar roupa

Gabriel Garcia/Demand Media

Não é incomum alguém se queimar ao passar roupa. Estas queimaduras são dolorosas e precisam ser tratadas corretamente para que possam se curar rapidamente e não infeccionem. Com o tratamento adequado, dores prolongadas, coceiras e cicatrizes podem ser evitadas. Às vezes, essas queimaduras podem ser tratadas em casa, outras vezes é melhor ir ao pronto-socorro.

Step 1

Verifique a gravidade da queimadura

Gabriel Garcia/Demand Media

Verifique a gravidade da queimadura. Os sintomas de uma pequena queimadura incluem vermelhidão, dor e um leve inchaço. Neste caso, apenas a camada superior da pele é afetada. A queimadura de segundo grau é moderadamente grave: apresentará manchas e bolhas. Se você tiver sofrido uma queimadura mais grave, vá ao médico imediatamente. Procure atendimento médico imediatamente para qualquer queimadura com mais de 5 cm de diâmetro.

Step 2

Lave a queimadura de segundo grau ou menor com água fria corrente. Você também pode usar gelo para resfriar a área, mas não o aplique diretamente sobre o ferimento. A pele queimada é muito sensível e você pode piorar a condição.

Step 3

Deixe a queimadura secar e, em seguida, aplique uma loção à base de água ou um creme para queimaduras. A loção, ou o creme, manterá a pele úmida, evitando coceiras, e também prevenirá que a gaze grude sobre a queimadura, o que resultaria em infecções. Certifique de que a loção seja totalmente absorvida pela pele. Se a sua queimadura começar a empolar e criar bolhas, não tente estourá-las, abri-las ou furá-las, e não aplique muita pressão sobre elas.

Step 4

Coloque uma gaze esterilizada ou curativo esterilizado sobre a queimadura. Prefira a gaze medicinal à regular. A gaze medicinal manterá a queimadura úmida e prevenirá irritações. Se utilizar gaze regular, certifique-se de que tenha um forro anti-aderente.

Step 5

Use esparadrapo para manter a gaze no lugar. Enrole a queimadura vagamente, para que as bolhas não sejam pressionadas e possa se curar naturalmente. Troque seu curativo duas vezes ao dia em intervalos regulares.

eHow Brasil
×