×
Loading ...

Como fazer um porta-vinhos em casa

Um porta-vinhos caseiro é algo que você pode usar por anos. É perfeito como um presente para todos os seus amigos e família também. Esse porta-vinhos com três andares é simples o suficiente de construir para a maioria dos carpinteiros iniciantes ou até crianças, já que ele envolve apenas ferramentas simples e cortes fáceis. O porta-vinhos é fácil de acomodar e tem uma capacidade de 12 garrafas, mas você pode reduzir para nove ou seis se precisar que ele fique em um espaço menor. O projeto terminado mede 23,5 cm sem as garrafas na prateleira superior e parecerá uma estrutura frágil, mas será bem firme.

Instruções

Seu porta-vinhos utilizará cavilhas parecidas com as usadas neste porta-pratos (plate rack image by guiney from Fotolia.com)

    Corte e lixe as cavilhas

  1. Corte a cavilha de 1 cm em 20 pedaços de 7,5 cm de comprimento cada um para os suportes verticais.

    Loading...
  2. Corte a cavilha de 1 cm em seis pedaços com 15 cm de comprimento cada para os suportes horizontais traseiro e frontal.

  3. Corte as cavilhas de 2,5 cm em pedaços de 28 cm cada.

  4. Lixe levemente todas as peças.

    Fazer as divisórias horizontais

  1. Faça buracos laterais a 2 cm dos limites frontal e traseiro das cavilhas de 28 cm. Fure metade da espessura de duas das cavilhas (que ficarão nas extremidades, sem buracos visíveis) e trespasse as outras três (que serão internas).

  2. Insira duas cavilhas de 40,5 cm por todos os furos para fazer as fileiras da frente e de trás do porta-vinhos. Use cola nos buracos enquanto insere as cavilhas.

  3. Repita o processo para a divisória do meio e o inferior.

  4. Certifique-se de que cada unidade horizontal seja idêntica em tamanho e forma. Se não estiverem idênticas, ajuste as cavilhas.

    Fazer as divisórias verticais

  1. Faça buracos de 2 cm no topo das cavilhas na divisória da base, em ambas as pontas da cavilha. Esses serão os buracos para as cavilhas verticais. Faça esses furos a 2 cm da ponta, em cima da cavilha horizontal.

  2. Repita o processo para a divisória do meio, mas faça os furos tanto na parte de cima quanto de baixo da cavilha, já que haverá peças verticais em ambas as direções.

  3. Repita o processo para a divisória superior. Faça os buracos somente na parte de baixo para que a cavilha superior não tenha buracos à mostra.

    Monte o porta-vinhos

  1. Insira dez cavilhas verticais no nível interior usando cola em todas as junções.

  2. Faça pressão na divisória do meio contra a base, também usando cola em todas as junções. Limpe o excesso com um pano.

  3. Verifique se os ângulos nas divisórias inferiores estão retos e faça os ajustes necessários.

  4. Deixe a cola secar por algumas horas.

  5. Insira as cavilhas verticais nas divisórias do meio, cole e insira o nível superior. Limpe o excesso. Verifique novamente se os ângulos estão retos.

  6. Deixe a estrutura secar novamente por algumas horas ou por uma noite.

  7. Aplique verniz para um acabamento natural ou use tinta para madeira ou goma-laca conforme desejado.

Loading...

Dicas

  • Para evitar quebrar as cavilhas ao perfurá-las, fure de um lado até que um pedaço pequeno da broca apareça do lado oposto e complete o furo por esse lado.

O que você precisa

  • 5,2 m de cavilhas de 2,5 cm
  • 5,2 m de cavilhas de 1 cm
  • Régua
  • Lápis
  • Serra
  • Lixa
  • Cola de madeira
  • Furadeira com broca de 3/8"
  • Pano
  • Esquadro
  • Verniz
  • Tinta para madeira ou goma-laca (opcional)
  • Escova (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...