×
Loading ...

Quando posso dar pimentão ao meu bebê?

Embora cereal de arroz, batata-doce e purê de ervilhas possam ser os alimentos que você costuma ouvir como recomendações de pais para dar aos bebês, os pequeninos podem na verdade desfrutar de uma grande variedade de alimentos. O pimentão verde tem um sabor único, mas também contém minerais e vitaminas essenciais. Ele pode ser introduzido ao bebê assim que ele estiver pronto para experimentar alimentos sólidos, embora deva ser dado sozinho para observar se pode ocorrer uma reação alérgica.

O bebê pode desfrutar de pimentões verdes desde o início (Eising/Photodisc/Getty Images)

Alergias potenciais

Ao introduzir novos alimentos ao bebê, a maior preocupação é se ele vai ter uma reação alérgica a eles. Pimentões verdes não são um alimento que comumente causa alergias, mas é melhor prevenir do que remediar. Cuidado com reações alérgicas, como erupções cutâneas, dificuldade em respirar ou sinais de dor de barriga depois de alimentá-lo com pimentões verdes pela primeira vez. Outros alimentos que devem ser fornecidos ao bebê durante um período de quatro dias são aqueles que você sabe que ele pode comer sem problemas. Dessa forma, se notar algum problema, poderá ter certeza que é por causa do pimentão.

Loading...

Preparação

Quando o bebê começar a comer alimentos sólidos — ao redor de seis meses de idade — cozinhe os pimentões no vapor ou asse-os, e em seguida, faça um purê. Os bebês que começaram a comer alimentos que não necessitam de talheres podem desfrutar do pimentão em fatias junto com um molho. Se não tiver certeza que a criança está pronta para o pimentão cru, experimente cozinhá-los levemente, e em seguida, sirva-os em fatias. Eles serão mais fáceis de mastigar.

Alimentando o bebê

Sozinho, o pimentão verde tem um gosto amargo que o bebê pode não gostar. Talvez seja melhor esconder o gosto ao misturá-lo com um cereal de arroz ou molho. Ele pode não gostar do sabor na primeira vez, mas você pode tentar novamente depois de uma semana. Alguns bebês vão aprender a gostar dos alimentos depois de serem apresentados a eles várias vezes. Se ele não gostar de pimentão, tenha outros alimentos de reserva para que ele não passe fome.

Ideias de refeição

O pimentão picado é uma boa adição para muitas sopas e ensopados. Isso permite que você ajuste a refeição com base na idade dos bebês, faça um purê para os mais pequenos e deixe pedaços para bebês que podem mastigar bem. Também podem ser adicionados pimentões ao molho de macarrão, misturá-los ou deixar pedaços pequenos. Os bebês mais velhos podem desfrutar de um pimentão recheado com arroz e outros legumes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...