×
Loading ...

Como preparar chá de jasmim

A origem do chá de jasmim remonta à dinastia Song, na China, entre 960 e 1279 d.C. De acordo com a tradição do país, o chá deve ser servido antes do jantar. Ele é normalmente usado na aromaterapia, uma vez que seu aroma possui efeitos calmantes e auxilia na perda de peso. O processo de preparação da bebida é tão delicado quanto seu sabor: preparar xícara de chá requer tempo e paciência.

Instruções

O chá de jasmim possui um sabor doce e é rico em antioxidantes (blue cup and tea from a blue tea-pot image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Compre folhas de chá verde em um comércio local ou pela internet. É muito difícil cultivá-las em casa. Seu processo de cultivo requer condições de crescimento e técnicas de colheita muito específicas, difíceis de serem alcançadas em regiões não produtoras do chá.

    Loading...
    As folhas de chá verde encontradas nos mercados são previamente aquecidas para remover a umidade (tea image by Vjom from Fotolia.com)
  2. Cultive plantas de jasmim para fazer seu chá. Plante pequenas mudas em um jardim ao ar livre próximo a um terraço que ajude a mantê-las quando elas começarem a crescer. Certifique-se de que a planta receba bastante luz solar durante a manhã, mas não após o meio-dia. Verifique o solo diariamente e regue com água o suficiente para manter a superfície do solo úmida.

    O jasmim floresce em buquês (jasmine image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  3. Colha as flores com a planta já adulta. Retire-as no final da tarde e mantenha-as em um local seco. Estenda as folhas de chá verde homogeneamente em uma superfície plana. Coloque as flores de jasmim sobre as folhas. Elas florescem à noite, até mesmo depois de serem colhidas. Deixe-as descansarem da noite para o dia, já que as folhas devem ser expostas às flores por, no mínimo, quatro horas. Jogue as flores fora pela manhã.

  4. Repita o processo por algumas noites consecutivas. Você pode repetir o procedimento por 12 noites, como os grandes vendedores de chá. Armazene as folhas de chá em um recipiente hermético para protegê-las da umidade.

  5. Ferva água fria. Faça um imersão com as folhas de chá quando a água atingir entre 65 a 90 ºC. Complemente a bebida com algumas flores de jasmim remanescentes, acrescentando apenas um toque decorativo, já que o aroma das flores terá secado. Deixe as folhas imersas por cerca de cinco minutos e sirva.

    Beba chá de jasmim de três a quatro vezes por semana para fortalecer o sistema imunológico (thé au jasmin image by Bruno Bernier from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • O chá de jasmim pode ser preparado usando outras folhas de chá, como oolong ou preto.
  • Para mais cafeína, prepare o chá de jasmim com folhas de chá preto.

Aviso

  • As folhas de chá acumularão umidade através da exposição às flores de jasmim durante a noite. Aqueça-as sobre temperatura baixa apenas por alguns minutos para remover a umidade.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...