Quais são os benefícios do chá de arroz integral para a saúde?

••• brown rice image by Steve Lovegrove from Fotolia.com

O chá de arroz integral, também conhecido como "genmaicha" em japonês, é uma mistura especial de chá verde e arroz integral torrado. Esse chá contém flavonoides, antioxidantes, minerais e vitaminas. Os benefícios desse chá para a saúde são compatíveis com os do chá verde. O chá de arroz integral tem um aroma e um sabor de nozes e você tomar quente ou usá-lo para fazer chá gelado.

Rico em polifenóis

De acordo com estudos conduzidos pela "Case Western Reserve University", em Cleveland, Ohio, o chá de arroz integral contém antioxidantes conhecidos como polifenóis. Estes, presentes no chá verde, podem sinalizar células cancerígenas no intuito de parar sua reprodução, estimulando o processo natural de morte celular conhecido como apoptose.

Menor risco de câncer

Estudos conduzidos na China mostraram que homens e mulheres que consomem pelo menos uma xícara de chá de arroz integral uma vez por semana, por seis meses, diminuíram o risco de câncer de cólon, de pâncreas e retal. De acordo com o conselho de pesquisa nacional japonês, o Japão tem o menor número de casos de câncer, o que é atribuído ao grande consumo de chá verde — ou de chás como o chá de arroz integral. Estudos aprofundados confirmaram a relação entre o chá de arroz integral e o câncer, mas não é aconselhável que você se trate contra qualquer doença sem o conselho de um médico. Caso sofra de doença cardíaca ou toma anticoagulantes, por favor, consulte um médico antes de acrescentar o chá de arroz integral à sua dieta.

Minerais e vitaminas benéficos

O arroz integral contém selênio, um mineral vital que ajuda a manter a função da tireoide e regula os hormônios e o metabolismo. O chá de arroz integral também é abundante em manganês, um mineral essencial que mantém saudáveis as funções nervosas, estabiliza os níveis de glicose no sangue e ajuda na síntese de colesterol e ácidos graxos essenciais. Os benefícios do chá de arroz integral também incluem a vitamina B, as fibras e o ferro.

Mais recentes

×