×
Loading ...

Como preparar uma solução 3 molar de ácido clorídrico

O ácido clorídrico é um ácido mineral forte e um poderoso reagente químico. Para o uso industrial e laboratorial, o ácido clorídrico é normalmente vendido em soluções muito concentradas, que por sua vez podem ser diluídas para soluções mais fracas ou até que se atinja uma determinada concentração. Comercialmente também pode ser encontrado sob o nome de ácido muriático. Embora a tarefa de diluir ácido clorídrico possa ser considerada de fácil execução, é importante estar ciente de que a substância, quando altamente concentrada, libera vapores tóxicos e sufocantes. É imprescindível realizar o procedimento em uma capela de exaustão ou outros locais bem ventilados e com o devido equipamento de proteção.

Instruções

O ácido clorídrico libera vapores tóxicos quando altamente concentrado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Anote a porcentagem em massa da solução de ácido clorídrico. A porcentagem é expressa em %, ou seja, a massa em gramas do ácido clorídrico dividida por 100 gramas de solução. Esse valor encontra-se geralmente na faixa dos 30 a 40%.

    Loading...
  2. Divida a porcentagem encontrada por 36,46 gramas por mol. Se, por exemplo, a porcentagem em massa é de 36%, divida 36 por 36,46 para encontrar 0,9874 mol para 100 gramas de solução.

  3. Multiplique o resultado encontrado por 10 para convertê-lo em mol por quilograma e, em seguida, multiplique esse número pela densidade da solução. A densidade deve vir estabelecida previamente, mas caso ela não venha, considere que: 1) uma porcentagem em massa de 30% tem uma densidade de 1,15 quilograma por litro. 2) para cada ponto percentual acima de 30%, deve-se adicionar 0,005 quilograma por litro.

    Nesse caso, como a porcentagem em massa é de 36%, temos que a densidade é de (1,15 + 6 x 0,005) = 1,18 quilograma por litro. Lembre-se de calcular primeiro a multiplicação e depois a adição.

    Voltando ao exemplo, multiplicando 0,9874 por 10, e multiplicando por 1,18 quilogramas por litro, encontramos uma concentração molar de 11,65 mol por litro de solução.

  4. Considere o valor 0,3 e divida-o pelo número encontrado no passo anterior para determinar a quantidade necessária de HCl concentrado. O valor 0,3 é o resultado de quando se multiplica 3 mol por litro (que é a concentração molar que se pretende fazer) por 0,1 litro (o volume de solução que se pretende chegar).

    Retornando ao exemplo, 0,3 dividido por 11,65 = 0,02575 litros ou 25,75 ml. Isso significa que será necessário um volume de 25,75 ml de solução concentrada de ácido clorídrico para o preparo da solução diluída.

  5. Coloque os óculos de proteção e as luvas. Certifique-se de que a capela de exaustão esteja operando normalmente e execute o restante do procedimento dentro dela.

  6. Adicione um pouco de água deionizada (aproximadamente 25 ml) na proveta graduada. Use o funil de vidro se necessário.

  7. Despeje um pouco do ácido clorídrico no béquer e, em seguida, tape-o firmemente. Despeje o ácido do béquer na proveta graduada até que se tenha um volume aproximadamente igual à quantidade necessária anteriormente calculada.

  8. Posicione o funil de vidro na boca do frasco volumétrico. Despeje o ácido da proveta para o frasco. Use água deionizada para enxaguar as paredes da proveta graduada e despeje essa água no próprio frasco. Tape o frasco e gire-o cuidadosamente para misturar.

  9. Destape o frasco e adicione mais água deionizada até que o fundo do menisco alcance a linha que demarca os 100 ml do frasco. Tape novamente e volte a misturar. O frasco contém agora 100 ml de uma solução 3 molar de HCl. O excesso de HCl que sobrou no béquer deve ser descartado de acordo com as normas de segurança do laboratório, pois trata-se de uma substância perigosa.

Loading...

Dicas

  • Provetas graduadas oferecem um nível de precisão razoável. Para a medição de volumes mais precisos é preferível o uso de pipetas volumétricas.

O que você precisa

  • Capela de exaustão
  • Luvas e óculos de proteção
  • Frasco volumétrico de 100 ml
  • Água deionizada
  • Ácido clorídrico concentrado
  • Béquer
  • Proveta graduada
  • Funil de vidro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...