Como preservar um crânio de vaca

Crânios pequenos devem ser manuseados com muito cuidado, para que os dentes sejam preservados

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O costume de pendurar crânios de vaca em paredes ou sobre as portas é moda na decoração de interiores no sudoeste dos Estados Unidos. Falando de uma época mais simples e selvagem, os crânios de gado, usados como peças decorativas, remetem a um sentimento de Velho Oeste. Sua beleza está nas linhas duras e nas sombras. Os tons de branco contrastam com as cavidades escuras dos olhos e da boca. A famosa artista Georgia O'Keefe amava tanto os crânios de vaca e as paisagens do sudoeste que fez sua carreira pintando-os. Independentemente de onde você o encontra, se em uma feira ou caído no chão de uma fazenda, preparar o crânio para que possa ser exibido como uma arte o transformará em uma relíquia sanitária de um belo animal.

Step 1

Com o auxílio de uma faca afiada, remova o máximo de pele possível do crânio de gado, tomando cuidado para não riscar o osso.

Step 2

Coloque o crânio em um tonel e cubra-o com água morna. Deixe-o de molho por, pelo menos, 12 horas. Isto deixará o tecido cerebral solto e facilitará a remoção.

Step 3

Pegue um pedaço de arame com um laço na ponta e insira-o dentro da cavidade, na parte de trás do crânio. Movimente o arame por todos os lados, em movimentos circulares, para soltar o tecido cerebral. Encha o crânio com água e sacuda-o para remover o tecido. Repita este processo com o arame e a lavagem, até remover o máximo de tecido possível.

Step 4

Coloque o crânio no tonel e cubra-o novamente com água morna. Para cada 3,7 litros de água, adicione duas colheres de sopa de detergente para roupa. No decorrer de alguns dias ou semanas, a pele e a gordura restantes ficarão mais fáceis de serem removidas. Mantenha a água livre de resíduos e com seu nível cobrindo todo o crânio.

Step 5

A cada dois dias, lave o crânio, remova o tecido solto com uma faca e esfregue-o com uma esponja macia ou escova de dentes. Troque a água, coloque mais detergente e continue este processo até que a pele e o tecido se soltem por completo.

Step 6

Deixe o crânio mergulhado por 24 horas em água limpa. Enxágue-o e mergulhe-o novamente por mais 24 horas para remover qualquer odor que tenha restado.

Step 7

Se não quiser manter a cor natural, você poderá branquear o crânio. Mergulhe-o em uma solução de 6% de peróxido de hidrogênio, disponível em lojas que vendem produtos de beleza, na concentração de "20 volumes". Deixe-o mergulhado nesta solução até atingir o branqueamento que você deseja ou até parar de borbulhar. A solução só age enquanto está borbulhando. Se você quiser manter a cor natural do crânio, pule esta etapa e vá para a etapa 8.

Step 8

Deixe o crânio secar completamente.

Step 9

Pulverize poliuretano claro no crânio. Aplicar várias camadas muito finas irá preservá-lo e dará um pouco de brilho. Deixe cada camada de poliuretano secar completamente, antes de pulverizar a próxima.

eHow Brasil
×