Como limpar crânios de vaca
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A limpeza de um crânio de vaca requer várias etapas. Cada etapa do processo têm uma finalidade diferente para o objetivo final. Quando devidamente limpo, ele deve ser branco e livre de matéria orgânica. Os crânios indevidamente limpos tendem a cheirar mal. Visite um local de processamento de carne para obter informações sobre a compra ou obtenção de um crânio de vaca.
Pré-tratamento
Step 1
Use uma faca de açougueiro e bisturi para remover o máximo do pelo, pele e músculos possível. Corte os tendões e nervos. Retire e raspe os tecidos. Mantenha as lâminas afiadas longe do crânio para evitar danos.
Step 2
Tire os olhos das órbitas com o bisturi e raspe os depósitos de gordura. Abra a boca com as mãos corte a língua. Se houver qualquer vértebra ainda presa ao crânio, corte o tendão para remove-las. Não se preocupe com o cérebro, pois a maceração e ebulição irão removê-lo.
Step 3
Limpe todo o sangue e retire tecidos soltos, com auxílio da mangueira e do balde.
Maceração
Step 1
Ferva o crânio na panela grande durante uma hora. Desligue o fogo, coloque-a em uma área externa. Deixe a água esfriar.
Step 2
Retire o crânio da água e jogue fora pedaços de carne que ficarem.
Step 3
Encha um recipiente grande o suficiente, com água, para submergir o crânio. Tire a tampa do recipiente e faça um buraco no centro dela com a faca de açougueiro. Ele deve ser grande o suficiente para passar um plugue de cabo elétrico.
Step 4
Encaixe o plugue no termostato submersível através do orifício da tampa. Regule o termostato para 35º C. Coloque a tampa sobre o recipiente, com o termostato na água. Conecte o cabo na tomada e deixe o crânio de molho por dois dias.
Step 5
Remova a tampa e do recipiente de aquecimento. Despeje a metade da água e encha o restante com água fresca. Tampe novamente e deixe de molho por até 14 dias. Os tecidos remanescentes, do lado de fora e no interior do crânio, serão desintegrados por bactérias que crescem na água quente.
Clareando o crânio
Step 1
Retire o crânio do recipiente de maceração. Lave-o com água corrente e coloque-o sobre papel absorvente em temperatura ambiente. Deixe secar por um dia. Mantenha-o fora da luz solar para não rachar.
Step 2
Aqueça água e detergente numa panela, mas não deixe ferver. Ponha o crânio e deixe cozinhar por uma hora. Isto serve para eliminar a gordura restante do crânio. Se a gordura permanecer, o crânio vai ficar sujo e o processo de branqueamento não vai funcionar bem.
Step 3
Misture 6 xícaras de água oxigenada, com 10 litros de água no recipiente de imersão. Ponha o crânio na mistura e deixe de molho por mais três dias. Remova o termostato de aquecimento da tampa e recoloque-a. Deixe o orifício da tampa aberto, para permitir que os gases saiam.
Step 4
Verifique o crânio em três dias para ver se está branco. Se não, jogue fora a solução utilizada, e encha o recipiente com uma nova mistura. Repita o processo até que você esteja satisfeito com o resultado. Quando terminar a imersão, deixe o crânio secar em toalhas absorventes.
Referências
Dica
- Se você não deseja macerar o crânio, deixe-o ao ar livre, durante o verão para que as larvas de mosca limpem-no. Cubra o crânio com folhas e verifique depois de algumas semanas.
Advertência
- Durante o processo, use luvas de borracha em todos os momentos.
- Lave sempre as mãos com um sabonete antibacteriano, após o manuseio das partes do crânio.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images