Como prevenir choques em soldas por arco elétrico

••• welder at work image by Sergejs Kostjucenko from Fotolia.com

Soldadores usam um transformador de grande porte para converter energia elétrica em um método para a fusão de um eletrodo revestido de solda. A haste de solda é derretida para unir duas partes de metal. Como uma grande quantidade de energia elétrica é utilizada para fundir o metal, sempre há a possibilidade de um choque eléctrico. Minimizar a possibilidade de uma situação de risco é de responsabilidade de cada soldador antes de efetuar o primeiro arco de soldadura.

Passo 1

Inspecione os cabos de solda antes de usá-los. Os cabos devem estar em bom estado, com pouco ou nenhuma rachadura e quebra no isolamento. Repare as rachaduras do isolamento com algumas voltas de fita isolante preta para impedir o contato inadvertido do cabo com o solo. Substitua todos os cabos de solda que estejam quebrados ou tenham desgaste nos fios de cobre. Use conectores certificados para emendar cabos de solda. Tais conectores devem ser aprovados para a corrente elétrica de saída do soldador utilizado.

Passo 2

Aperte todas as conexões de cabos usando as chaves corretas. Conexões elétricas soltas irão causar perigo de choques elétricos.

Passo 3

Solde somente em áreas secas e bem ventiladas, usar um soldador de arco em áreas molhadas e úmidas pode causar choques elétricos. Nunca solde em locais molhados, uma presilha de aterramento de qualidade ruim poderá se soltar e você vai se tornará o aterramento.

Passo 4

Use apenas equipamentos de segurança aprovados para soldagem e certifique-se de que o equipamento está em bom estado, sem danos à superfície. Luvas para soldagem ruins não só conduzirão o calor, mas também vão conduzir eletricidade. As luvas que tem buracos ou rasgos no couro vão permitir que a energia elétrica entre em suas mãos se você estiver tocando na área de soldagem.

Mais recentes

×