O sensor de detonação com defeito pode causar vibração no motor?

Vibração excessiva ou falta de potência pode ser sinal de um sensor de detonação com problema

Image by Flickr.com, courtesy of Reg Mckenna

O sensor de detonação é um componente no motor de seu carro que está designado para detectar os níveis de pressão. Ele fica próximo aos pistões ou ao coletor de admissão e funciona como um dispositivo de leitura, já que grava as vibrações do motor. Os dados gravados são enviados à central computadorizada do carro para determinar se o motor funciona eficientemente ou se precisa de ajuste de sincronismo na detonação. Um sensor defeituoso pode gerar problemas no motor e causar a batida de pino.

Batida de pino

A batida de pino é um som produzido pelo motor quando o pedal do acelerador é acionado, ou quando a mistura de combustível/oxigênio está explodindo muito antecipadamente dentro da câmara de combustão. Se o sincronismo da combustão estiver errado, as velas ou os pistões podem chacoalhar e o motor pode começar a vibrar, resultando em um estranho barulho de batidas chamado batida de pino. Na maior parte das vezes, o som será como se o motor estivesse chacoalhando. Isto pode danificar o motor e resultar em um alto consumo de combustível, problemas de aceleração e outros problemas relacionados ao motor.

Como o sensor de detonação evita a batida de pino

O principal componente do sensor de detonação é um elemento piezoelétrico. Ele tem uma mola ao redor dele e um fio que conecta o sensor diretamente à central computadorizada do carro. Quando o sensor vibra, ele envia sinais elétricos através do fio até o computador, que interpreta a leitura. O sensor age como um dispositivo de escuta que fica dentro do motor, perto do coletor de admissão ou dos pistões. Ele detecta a pressão dentro do motor. A vibração que ele grava é convertida em voltagem, que é enviada ao computador, que então pode alterar o sincronismo do motor adequadamente para prevenir que ele bata, fazendo com que mantenha o seu correto funcionamento.

Reparação e substituição

Não é possível reparar o sensor caso ele comece a falhar, portanto, ele deverá ser substituído. Isto pode levar muito tempo e um mecânico deve realizar o procedimento, a não ser que você tenha conhecimentos sobre o funcionamento do motor. Alguns modelos têm o sensor instalado dentro do bloco do motor e o fluido de arrefecimento deve ser drenado antes. Consulte o manual do proprietário para detalhes sobre o motor, mesmo porque o sensor deve ser apertado de acordo com as especificações. Caso não seja assim, ele pode ficar muito sensível a vibrações e pode prejudicar a performance do motor ou não funcionar.

Benefícios adicionais

Alguns sensores de detonação têm o objetivo de ajudar o motor a chegar ao seu pico de performance, fazendo-o chegar ao ponto de batida e levemente reduzir para deixá-lo próximo a esse ponto. Isto resulta em uma grande força e uma alta performance em aceleração para seu veículo. O sensor de detonação também ajuda seu carro a maximizar a economia de combustível, fazendo você poupar dinheiro para abastecer quando ele estiver funcionando corretamente.

Danificando o sensor de detonação

Siga a instruções de seu carro em relação ao tipo de combustível utilizado, pois a octanagem errada pode afetar a performance do sensor de detonação, junto com o resto do motor. O sensor é muito sensível à vibração, e se você decidir instalar um novo, faça isto com cautela, porque se ele cair, é bem capaz de quebrar e não funcionar mais. Os selos que protegem o sensor podem, em alguns casos, ressecar e rachar por causa das condições extremas de temperatura e da umidade que pode se acumular neles aos poucos. Um mecânico pode executar testes no sensor para determinar se ele está apertado e funcionando corretamente.

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