×
Loading ...

Sinais e sintomas de um ar-condicionado de carro entupido

O ar-condicionado (AC) automotivo consiste em várias partes, incluindo um compressor, um evaporador, condensador, válvula de expansão, orifício e recebedor. Qualquer um dos componentes pode falhar, ou vários podem ser afetados pelos mesmos problemas, como vazamentos e bloqueios. Bloqueios no sistema do ar-condicionado causam alguns sintomas e sinais. Alguns componentes terão um comportamento estranho ou funções erráticas, que podem ser vistas pelo dono do veículo.

Um ar-condicionado entupido irá manifestar vários sintomas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Barulho no compressor

Sons no compressor podem ser resultado de componentes internos se manifestando por vibrações e sons estranhos que vêm do compressor. Isto acontece quando detritos ou ar entram no lubrificante. Quando o óleo freon acaba, a fricção faz pequenos pedaços de metal se espalharem. O metal lascado pode acabar parando no condensador, causando um bloqueio nele. Com um grande acúmulo, os pedaços de metal podem ir além do compressor e bloquear o expansor ou o tubo do orifício.

Loading...

Desligando automaticamente

Você pode notar que o compressor está se desligando e religando, causando um som repetitivo de batidas. Isto pode ser atribuído ao sistema de desligamento automático de segurança, que detecta quando a pressão do sistema está abaixo do normal. Ele erguerá a trava magnética para parar o compressor se alcançar níveis perigosamente baixos de pressão. A pressão baixa do sistema pode ser causada por ar, sujeiras ou detritos nas linhas, condensador, válvula expansora, o evaporador ou tubo do orifício.

Compressor congelado

Você pode ver e ouvir se a trava magnética está travando o compressor, pedindo para alguém ligar o ar-condicionado enquanto você olha a trava do compartimento do motor. O congelamento do compressor significa a falta de lubrificante freon ou lubrificante sujo, travando o compressor. Você pode tentar virar o lado da trava manualmente para ver se ela gira.

Resfriamento intermitente

Veja sinais de um resfriamento intermitente que causa a vinda de ar aquecido, ar frio, e ar fresco das saídas. Este sintoma geralmente remete a um congelamento do sistema do ar-condicionado. Quando a umidade e o ar se combinam, podem formar gelo, que bloqueia o orifício do tubo. O sistema de ar-condicionado normal tem menos de 2 % de ar por volume. Se mais ar entrar no sistema, ele tira a capacidade do freon. Dependendo da temperatura exterior, o sistema de resfriamento pode ser muito errático.

Diagnóstico do medidor

Com o medidor do ar-condicionado colocado no lado baixo e alto das linhas múltiplas, a leitura de pressão pode avaliar o sistema do ar-condicionado. Com o motor e o ar-condicionado desligados, uma leitura normal indica 60 g por metro quadrado (ou 56 lb por polegada quadrada, dependendo do medidor) na parte baixa do medidor, ou 75 g por metro quadrado em um dia todo. Se o lado baixo e o alto do medidor tiverem leituras abaixo do normal com o ar-condicionado e o motor ligados, existe um problema no tubo do orifício, válvula de compressão, ou as linhas de alta pressão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...