×
Loading ...

Como produzir o seu próprio hormônio de enraizamento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitos vegetais perenes e arbustos podem ser facilmente propagados a partir de mudas. Até mesmo algumas das plantas mais difíceis podem ser cultivadas através de mudas se você seguir essas instruções simples. Para encorajar o enraizamento das mudas, os jardineiros usam um hormônio de enraizamento. Se você deseja evitar o hormônio comercial químico, utilize a água de salgueiro, pois ela contém um hormônio natural de enraizamento chamado ácido butílico.

Instruções

A água do salgueiro é um hormônio natural de enraizamento (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Corte os galhos de salgueiro em pedaços de 2 a 5 cm, e divida cada pedaço verticalmente. Jogue todos os pedaços em um balde limpo.

    Loading...
  2. Traga água fervente e derrame o suficiente no balde para cobrir os galhos de salgueiro por pelo menos 2 cm. Deixe os galhos imersos na água por pelo menos 24 horas. Esse processo permite a infusão do hormônio na água e resulta em um excelente auxílio no enraizamento das suas mudas.

  3. Remova os galhos da água e mergulhe as suas mudas na água de salgueiro durante a noite. As novas mudas absorverão a água de salgueiro e estarão preparadas para enraizarem muito facilmente.

  4. Remova as mudas do balde e plante-as.

Loading...

Dicas

  • Garanta que as mudas recém plantadas não se desidratem. Alimente-as com uma solução fertilizante diluída, seguindo as instruções do fabricante.

O que você precisa

  • Caules de salgueiro
  • Faca
  • Balde
  • Mudas de plantas
  • Vasos com condição para enraizamento

Referências

Loading ...
Loading ...