Folhas de menta são nocivas aos cachorros?
Digital Vision./Photodisc/Getty Images
Quando você escolhe as plantas do seu quintal, considere a aparência e a manutenção necessária. Se você tem um cachorro, cheque se as plantas escolhidas são tóxicas para os animais. Até aquelas que são comestíveis, como as hortelãs, podem ser perigosas para alguns cães.
Folhas de hortelã
A hortelã é, geralmente, bem vinda para qualquer jardim. Com folhas de um verde vivo, elas dão um toque alegre às cores do seu quintal. Quando as folhas estão danificadas, as hortelãs soltam uma essência refrescante, razão pela qual são famosas. Os tipos mais comuns de hortelã, como a hortelã-pimenta e a hortelã-verde, são seguros para cães e seres humanos.
Hortelãzinho
O hortelãzinho faz parte da família da hortelã. Ele é ruim para cachorros e seres humanos, sendo, dessa forma, descartado na gastronomia e usado como um repelente natural. Se ingerido, pode causar dores abdominais. Se uma cadela grávida come folhas de hortelãzinho, ela pode abortar. Esse fato também pode ocorrer com seres humanos.
Tratamento
Se sua cachorra comer as folhas de hortelãzinho e ela não estiver grávida, o primeiro passo no tratamento é a observação. Qualquer comida estranha pode causar um desconforto estomacal ao seu animal de estimação. Se ele vomitar ou tiver diarreia, certifique-se de hidratá-lo com muita água e levá-lo para o ar livre. Os sintomas devem passar em um dia. Se permanecerem, ou a sua cadela estiver grávida, ligue para seu veterinário imediatamente.
Considerações
Se você levar seu animal ao veterinário, leve as folhas de hortelãzinho. Vê-las pode ajudar o médico a escolher qual o melhor tratamento para seu cão. A forma mais fácil de deixar seu cachorro seguro é não plantar esse tipo de folha de hortelã na sua casa. Para deixar os animais longe delas, tente cultivá-las em uma caixa de vidro própria para isso. Espalhar pimenta caiena próximo às plantas pode prevenir que os cachorros cheguem perto demais.
Referências
- "Emergências Toxicológicas de Goldfrank"; Lewis R. Goldfrank, Neal Flomenbaum; 2006
- "O Livro Completo um Cão Saudável"; Betsy Brevitz; 2009
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Photodisc/Getty Images