Quais alimentos evitar em uma dieta pobre em cálcio
Digital Vision./Photodisc/Getty Images
Há muito tempo, os médicos acreditavam que as pedras nos rins eram causadas por dietas ricas em cálcio. Mas um estudo com duração de 18 meses, realizado em junho de 1993 na Universidade de Parma, contestou os benefícios de uma dieta pobre em cálcio. Essas descobertas induziram a comunidade médica a um novo comportamento, que corroborava as recomendações feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Embora as dietas pobres em cálcio tenham se tornado cada vez mais raras, é importante saber quais alimentos evitar caso você tenha que fazer uma dieta desse tipo.
Laticínios
A Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, preparou uma ficha de referência que lista os alimentos ricos em cálcio. De acordo com o índice da instituição, deve-se manter distância da bandeja de queijos em coquetéis, pois apenas 28 g de queijo suíço ou cheddar tem mais de 200 mg de cálcio. Prefira água em vez de leite para acompanhar os biscoitos, pois assim você evitará cerca de 300 mg de cálcio. A sobremesa francesa parfait vem acompanhada de 450 mg do mineral, graças ao iogurte com baixo teor de gordura que se esconde embaixo da granola.
Soja
De acordo com o Laboratório de Pesquisa de Soja Nacional dos Estados Unidos, o cultivo de soja exige um solo rico em cálcio. Consequentemente, plantas saudáveis fornecem muito cálcio para a pessoa que ingerir a soja. Na verdade, uma xícara de soja cozida fornece ao corpo 175 mg do mineral. Enquanto isso, o leite de soja comprado no supermercado costuma ser enriquecido, aumentando o nível de cálcio para até 300 mg para cada 235 mililitros.
Alimentos enriquecidos com cálcio
O leite de soja não é o único produto enriquecido com cálcio. Na verdade, cereais, suco de laranja e alimentos para o café da manhã, como waffles e panquecas, costumam ter níveis astronômicos desse mineral. Em janeiro de 2008, a supermodelo Heidi Klum fez uma campanha promovendo a água mineral enriquecida com cálcio. É importante monitorar cuidadosamente cada alimento para garantir que ele não foi enriquecido, pois apenas uma xícara de cereal ou suco de laranja contém 300 mg de cálcio.
Referências
- "Too much calcium may not be to blame for recurrent kidney stones;" Laurie LaRusso, MS, ELS; 2004 [em inglês]
- "Simply Vegan: Quick Vegetarian Meal;" Debra Wasserman and Reed Mangels, Ph.D., R.D.; 1999 [em inglês]
Sobre o Autor
Samantha Herman earned an undergraduate degree in journalism from Northern Arizona University in 2005. Her professional writing career started in 2008, when she accepted an internship at "Willamette Week," a local alternative publication. Upon completing her internship, she became employed as a copywriter for an internet media company. In addition to copywriting, she has written articles for PDX Pipeline and eHow.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Photodisc/Getty Images