Quais frutas os gambás domésticos comem?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Ter um gambá como animal de estimação não é tão estranho quanto parece ser. Esses pequenos e inteligentes animais podem proporcionar companhia, assim como os cães e gatos. As glândulas que liberam o odor são removidas cirurgicamente nos primeiros anos para que isso não seja um problema, e eles devem ser vacinados contra doenças que são comuns, também, em cachorros e felinos. Para ajudar na manutenção da saúde, seu animal deve comer uma mistura saudável de carboidratos, proteínas e frutas.
Frutas vermelhas
Uma vez que pouco é sabido sobre a nutrição dos gambás, muitos veterinários recomendam seguir da forma mais natural possível. Os que vivem de maneira selvagem, comem uma variedade de frutas vermelhas, assim, seu gambá doméstico também pode ingerir isso. Tais frutas podem ser compradas em supermercados ou em feiras. Sempre opte pelas frutas frescas ou congeladas, nada que seja processado. É recomendável que os gambás adultos comam duas refeições ao dia, consistindo numa variedade de frutas, vegetais, castanhas e atum ou frango.
Maçãs
As maçãs também podem ser achadas na vida selvagem e, apesar dos gambás não escalem árvores, eles podem comer as frutas que caem no chão. Compre-as em feiras ou supermercados. Fatie-as em pedaços pequenos, da mesma forma que você faria para uma criança.
Uvas
As uvas são uma excelente escolha de fruta para o seu gambá, já que elas são pequenas e de fácil manuseio para o animal. Verdes, pretas ou vermelhas, bem como as sem sementes, todas são ótimas opções. Esses animais possuem um apetite voraz e, às vezes, comem até que passem mal, por isso é importante observar o tamanho da porção das refeições. Para pequenos lanches, a alimentação com uvas, ajudará a manter o peso de uma forma saudável.
Melões
Uma fatia de melão é o acréscimo perfeito para a dieta do seu gambá. Use melões, melancias, melão crenshaw e melão casaba. Os gambás também comem a casca.
Outras frutas
Outras frutas como as bananas, cerejas, pêras, amoras e oxicocos podem ser acrescentados na dieta.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Nicholas Nesler has worked in journalism for over 10 years as a reporter, photo editor and sports editor. Nesler has written for "The Batesville Guard" and the "Paragould Daily Press." His awards include the '07 FOI award from the APME. He received his bachelor's degree in journalism at Arkansas State University, Jonesboro and his master's degree in education at the University of Central Arkansas.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images