Quais são os habitats dos seis reinos de seres vivos?

••• animals image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com

Antes da invenção dos microscópios, pensava-se que o mundo tinha apenas dois reinos de seres vivos: plantas e animais. Graças a avanços tecnológicos, o sistema de classificação hoje conta com seis reinos: protista, animalia, archaebacteria, plantae, eubacteria e fungi. Os organismos da Terra residem diferentes habitats, que vão desde ambientes ácidos até os terrestres.

Habitat do reino protista

Todos os organismos microscópicos que não pertencem a um dos outros cinco reinos pertencem ao protista. Isso inclui a euglena, o plasmódio e a ameba. São organismos aquáticos, encontrados na água doce e salgada, em oceanos, lagos, lagoas, riachos, etc.

Habitat do reino animalia

O reino animalia é o maior, com mais de um milhão de espécies. Esponjas, plânctons, insetos, aracnídeos, humanos e baleias, entre outras criaturas, pertencem a este reino, que reside em praticamente todos os lugares. Desde o polo norte até o sul, nos oceanos, lagos e terrenos pedregosos do mundo todo.

Habitat das archaebactérias

mammoth hot springs image by Melissa Schalke from Fotolia.com

As archaebactérias foram descobertas nas termas do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O reino é formado por halófilos e metanogênicos, entre outros organismos. Capazes de viver em ambientes sem oxigênio, com alta concentração de sal, de ácido ou em águas termais, o habitat das archaeactérias é extremo, para dizer o mínimo. Especula-se que as criaturas desse reino sejam os organismos mais antigos a colonizarem a Terra por conta das condições extremas em que vivem.

Habitat das plantas

Plants image by Degitail Imaging from Fotolia.com

A maior parte das pessoas tem familiaridade com o reino plantae, que é formado por árvores, arbustos, vinhas, plantas floradas, samambaias, musgos e outros organismos. Muitas plantas são aquáticas, ou seja, vivem em áreas onde há água, doce ou salgada. A grande maioria das plantas habita a área terrestre do planeta.

Habitat das eubactérias

hygiene image by JASON WINTER from Fotolia.com

As eubactérias vivem na Terra há quase tanto tempo quanto as archaebactérias. Quando lavamos as mãos, nos livramos desse tipo de bactéria, chamadas frequentemente de "germes". Embora a maioria das eubactérias seja benéfica, algumas como o Streptococcus e a Escherichia coli são prejudiciais à saúde humana. As eubactérias são encontradas em todos os lugares do planeta. De acordo com os cientistas do Imperial College London, a maioria das células do corpo humano são bacteriais.

Habitat do reino fungi

mushroom image by blaine stiger from Fotolia.com

Cogumelos, mofo, leveduras e míldio são tipos de fungos. Os fungos se alimentam de matéria orgânica morta e, por isso, o melhor lugar para encontrá-los é em florestas e pastos, embora os fungos sejam encontrados em quase todos os lugares do mundo, como oceanos, lagos e superfície terrestre e até espaços minúsculos em equipamentos eletrônicos. Alguns tipos de fungos crescem em fezes animais e humanas.

Mais recentes

×