Quais sinais deverão ser observados quando mofo está se formando sobre o pão?

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Embora possa parecer ruim para algumas pessoas, o mofo é um organismo natural encontrado em praticamente qualquer lugar na Terra e é vital para o ciclo de vida. Em grande parte do tempo, ele não é prejudicial para seres humanos. No entanto, quando o mofo cresce em alimentos, ele pode liberar micotoxinas que são tóxicas para os seres humanos e a maioria dos alimentos mofados, particularmente pães, devem ser evitados. Há alguns sinais a observar quando se suspeita que o pão possa estar mofado.
Aparência
Esta é uma das maneiras mais importantes de identificar pão que pode estar contaminado por mofo. Muitos tipos diferentes de mofo podem se formar em pães, cada um com uma cor e aparência distintas. No entanto, não importa qual a forma de mofo que se formou sobre o pão: não é seguro ingerir nenhum deles. Se a superfície do pão está alterada por pequenas manchas brancas, seções peludas verdes ou amarelas claras ou até mesmo áreas escuras ou enegrecidas, é melhor jogar o pão fora, em vez de correr o risco de ficar doente.
Ambiente
Mesmo que o pão não tenha atingido sua data de validade e não apresente mofo visível na superfície, ele ainda pode penetrar sob as áreas visíveis do pão. Isto é válido para qualquer alimento poroso. Assim, aqueles que estão preocupados se o pão pode ou não estar contaminado pelo mofo devem considerar o ambiente no qual ele foi armazenado. Se for excessivamente úmido ou molhado, o mofo pode começar a se desenvolver bem antes que o pão tenha tecnicamente perdido a validade. Se ele foi armazenado em tal ambiente durante dias, é melhor descartá-lo e guardar os futuros pães em um lugar fresco e seco.
Tipo de pão
Nem todos os pães são tão suscetíveis ao crescimento de fungos quanto outros. Geralmente, quanto maior o teor de água em um pão, mais rapidamente ele mofará. Isto significa que um pão tal como pão de farelo de aveia, o qual contém tipicamente uma média de 47% de água, mofará, na maioria dos casos, mais rapidamente do que pão frito Navajo, o qual tem uma concentração de apenas 26% de água. Se um pão parece particularmente úmido, então, tome mais cuidado com ele do que um pão que parece muito seco ou que tenha sido torrado.
Cheirar ou não cheiras
Algumas pessoas que têm dificuldade em identificar o mofo sobre a superfície do pão podem ser tentadas a cheirá-lo para ver se ele parece estragado. Isso, no entanto, nunca é uma boa ideia. Cheirar alimentos mofados pode fazer potencialmente com que o mofo seja inalado para o sistema respiratório, causando problemas respiratórios ou outras complicações, particularmente em pessoas com sistemas imunes enfraquecidos. Quando estiver em dúvida, é melhor descartar cuidadosamente o pão, em vez de correr o risco de contato com fungos e doenças.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Brianna has been writing professionally since 2009. She has a Bachelor of Fine Arts degree and is excited to be part of a community that contributes to the free sharing of information and ideas.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images