Como saber se um bolo estragou

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um bolo ideal é fresco e úmido, mas como eles podem ser grandes, costuma haver muitas sobras. Embora ainda seja seguro consumir o bolo mesmo após uma semana de refrigeração coberta, é melhor verificar o alimento para ter certeza de que não tenha estragado, especialmente aqueles com recheios. Para evitar que um bolo estrague, é melhor levar imediatamente as sobras à geladeira por uma ou duas horas sem tampá-las, enrolar o bolo inteiro em filme plástico, colocá-lo em uma caixa e fazer um embrulhe com filme plástico e papel alumínio para colocar no congelador.

Passo 1

Procure sinais de mofo em todo o bolo. Ele costuma ser verde, azul ou na cor branca. Se houver até mesmo uma mancha de mofo, todo o bolo deve ser jogado fora imediatamente.

Passo 2

Olhe para o glacê sobre o bolo. Se ele parecer muito duro, é uma indicação de que o alimento pode estar começando a estragar.

Passo 3

Sinta um pedaço do bolo com os dedos limpos. Se ele estiver duro e seco, é falta de umidade, o que significa que está velho e deve ser jogado fora.

Passo 4

Determine se o bolo tem qualquer recheio à base de frutas. Os recheios podem acelerar o processo de apodrecimento, especialmente se o bolo estiver descansando à temperatura ambiente. Qualquer tipo de bolo com recheios que estiver mole, viscoso ou mofado deve ser jogado fora imediatamente.

Passo 5

Verifique bolos congelados para ter certeza de que não existe nenhuma queimadura gerada pelo congelador. Muitos casais recém-casados ​​congelam seu bolo de casamento e comem as sobras no aniversário de um ano. Se o bolo não tiver sido devidamente embrulhado antes do congelamento, ele pode conter queimadura do congelador e deve ser jogado fora imediatamente.

Passo 6

Se você ainda não tiver certeza sobre a qualidade do bolo, jogue-o fora — comer alimentos estragados pode causar doenças de origem alimentar, não vale a pena correr o risco.

Mais recentes

×