Quais são os perigos de deixar o queijo fora da geladeira?
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images
Como seria a pizza, o macarrão e os nachos sem queijo, esse produto lácteo tão versátil e delicioso? O queijo, como a maioria dos produtos alimentícios, é perecível, e deve ser refrigerado para que permaneça seguro e fresco. O queijo que é deixado fora da geladeira por uma semana ou mais pode contrair certas substâncias nocivas e atrair pragas indesejáveis.
Estragar
O queijo vai estragar sem refrigeração adequada. A refrigeração atrasa o processo natural de deterioração e faz com que certas bactérias fiquem inativas por um tempo. Quando deixado fora a geladeira, o queijo aquece e torna-se um terreno fértil perfeito para bactérias e mofo. O queijo estragado não é seguro para o consumo humano.
Mofo e bactéria
Muitas espécies de fungos, leveduras e bactérias crescem em ambientes úmidos e escuros. Quando colocado em um armário sem iluminação, o queijo, especialmente o macio e com buracos (como o suíço), atinge ambos os critérios não desejáveis. Fungos e bactérias vão se juntar e crescer no queijo muito rapidamente. Organismos como Salmonella, E. coli, Staphylococcus aureus e as espécies de Penicillium são agentes patogênicos causadores de doenças que podem infestar o queijo estragado e se tornarem muito prejudiciais para os seres humanos. O queijo que possui mofo crescendo visivelmente, uma superfície pegajosa, um cheiro e gosto incomuns pode estar contaminado com bactérias ou fungos e deve ser jogado fora imediatamente.
Pestes e problemas menores
O queijo estragado pode atrair pragas e pestes. Baratas, formigas, moscas e outras pragas domésticas são oportunistas e não vão deixar passar despercebido o queijo adocicado ou suave que é deixado aberto em algum balcão da cozinha. Essas pragas carregam bactérias e podem até botar ovos nas rachaduras moles e escuras de um queijo arredondado. O queijo que é deixado fora da geladeira irá produzir um odor ruim que nenhuma pessoa deseja ter em sua casa.
Prevenção
Todos os tipos de queijo possuem um determinado prazo de validade e, com o tempo, irão estragar, mesmo estando dentro da geladeira. A melhor maneira de retardar a deterioração é refrigerá-los. Eles também devem ser bem acondicionados e embalados. Isso impede que fiquem expostos ao ar, e é disso que os elementos nocivos precisam para sobreviverem no alimento. Os queijos duros que contêm pouca umidade, como o parmesão, duram mais do que os moles, como a mussarela, e são menos vulneráveis a fungos, bactérias e pragas. Os duros podem ser deixados fora da geladeira por mais tempo que os moles, mas mesmo assim eles devem ser guardados na geladeira.
Referências
- "The World Cheese Book"; DK Publishing; 2009 [em inglês]
- "Food Safety: Old Habits, New Perspectives"; Phyllis Entis; 2007 [em inglês]
- "Cheese: A Connoisseur's Guide to the World's Best"; Max McCalman and David Gibbons; 2005 [em inglês]
Sobre o Autor
Jeremy Cato is a writer from Atlanta who graduated with Phi Beta Kappa honors and an English degree from Morehouse College. An avid artist and hobbyist, he began professionally writing in 2011, specializing in crafts-related articles for various websites.
Créditos Fotográficos
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images