É perigoso comer queijos com bolor?
Image by Flickr.com, courtesy of Chris Buecheler
Abrir a geladeira e encontrar o queijo que você comprou coberto por um mofo azul ou verde peludo é decididamente uma experiência desagradável. Pode ser possível ou não comer o queijo mofado, dependendo do tipo de queijo.
Perigos do bolor
Bolores que não são parte do processo de produção do queijo podem agir como receptores de bactérias perigosas, incluindo listeria e salmonela.
Mofos bons
Alguns tipos de queijo, como o Roquefort e o queijo azul, já são mofados em seu princípio. No entanto, se você notar bolores que aparecem, diferentes do mofo natural do queijo, siga o mesmo conselho dos outros tipos de queijo.
Queijo duro
Se você encontrar o mofo em um queijo duro como parmesão ou um queijo semi-duro, como cheddar, é possível salvar o resto do queijo. Remova a parte embolorada sobre o queijo duro ou semi-duro, cortando pelo menos um centímetro em torno do mofo. Certifique-se de que a faca não toque o mofo, para que você não arrisque contaminar o restante do queijo.
Queijo mole
O U.S. Food Safety and Inspection Service (Serviço de Segurança e Inspeção Alimentar dos Estados Unidos) recomenda jogar fora queijos moles, como o cream cheese e o queijo cottage, que tenham mofo.
Queijo ralado ou picado
Queijos picados ou ralados que desenvolveram bolor também devem ser descartados. Mesmo se você tentar remover todos os pedaços mofados, há o risco de que alguns esporos de mofo permaneçam.
Referências
Sobre o Autor
Based in Pennsylvania, Emily Weller has been writing professionally since 2007, when she began writing theater reviews Off-Off Broadway productions. Since then, she has written for TheNest, ModernMom and Rhode Island Home and Design magazine, among others. Weller attended CUNY/Brooklyn college and Temple University.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Chris Buecheler