Efeitos colaterais da ingestão de comida mofada por crianças
Digital Vision./Photodisc/Getty Images
As crianças costumam colocar qualquer coisa na boca, até mesmo comida mofada. No caso de isso acontecer, muito provavelmente os efeitos serão inexistentes ou mínimos. No entanto, para se sentir seguro, observe a criança para detectar quaisquer sinais de desconforto respiratório ou digestivo nas primeiras horas após a ingestão.
Características
O mofo é um tipo de fungo que cresce em itens alimentares. Em muitos casos, ele toma conta de uma grande área em torno do mofo visível. Ele geralmente aparece no alimento como uma mancha felpuda de cor escura.
Efeitos
O mofo pode causar problemas respiratórios quando inalado ou uma reação alérgica quando consumido por crianças. Essa reação pode imitar um vírus estomacal, causando febre, dor de estômago, cólicas, diarreia e vômitos.
Considerações
As crianças que ingerem o mofo geralmente não experimentam nenhum efeito colateral, leve ou grave. Consulte um médico se os sintomas forem graves ou persistentes.
Prevenção
Guarde os alimentos perecíveis na geladeira com uma tampa hermeticamente fechada. Apenas permita que as crianças comam pão e queijo antes de suas datas de validade.
Equívocos
Os alimentos moles, como pães e queijos, devem ser jogados fora se houver mofo visível em suas superfícies. Algumas pessoas podem pensar que cortar a parte do mofada seja o suficiente, porém o mofo pode já ter se espalhado pelo resto do alimento.
Referências
Sobre o Autor
Based in Laurel, Miss., Melody Morgan Hughes covers topics related to education, money and health. She has a Bachelor of Arts in English education from the University of Southern Mississippi, a Master of Education from William Carey University and a Master of Education from Nova Southeastern University.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Photodisc/Getty Images