×
Loading ...

Os quatro estágios do ciclo de vida de uma formiga

As formigas possuem uma das vidas mais intrincadas de um inseto. Túneis complexos podem ter metros de distância nos subterrâneos. Cada formiga possui uma função e um papel na colônia. As operárias supervisionam outras, conforme elas progridem nos quatro estágios do ciclo de vida.

As formigas operárias têm a função de cuidar dos ovos durante o processo da muda (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ovos

Os ovos das formigas são postos em grupos. São pequenos, brancos e transparentes. Normalmente são botados no verão e transportados pelas formigas operárias. Esse transporte é importante, no caso de ameaça de predadores.

Loading...

Larva

As larvas são também brancas e transparentes, mas parecem mais compridas e menos cheias do que os ovos. Elas se assemelham aos vermes e, repetidamente, realizam a muda. Pequenos pelos começam a crescer e, quando o estágio da pupa começa, elas ficam mais escuras. Dentro da larva, desenvolvem-se pequenos sacos de cor bege. As operárias protegem a larva.

Pupa

Quando a larva passa pela muda de pele, um mês depois é tempo de começarem a se parecer como formigas. São brancas e "enceradas", com as antenas dobradas em direção ao corpo. Elas ainda criam um casulo ao redor de si mesmas. Essa proteção é, geralmente, feita em uma parede do formigueiro ou nas proximidades.

Fase adulta

Mais algumas semanas se passam e as formigas adultas surgem. As operárias as retiram dos casulos. As novas formigas parecerão mais macias e pálidas. Normalmente, elas se tornam pretas e o seu exoesqueleto se endurece dentro de poucas horas após seu nascimento. Elas residem no centro da colônia e, quando amadurecerem, vão para a superfície, juntando-se às suas companheiras operárias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...