Uma queda durante a gravidez pode prejudicar o bebê?

Image by Flickr.com, courtesy of Daniel Lobo
A mulheres grávidas preocupam-se com seus bebês, e uma preocupação comum é o que poderia acontecer a ele se ela cair durante a gravidez.
Quedas
Devido às mudanças no centro de gravidade de uma mulher grávida e à tontura trazida pela gravidez, a queda é uma ocorrência bastante frequente nesse período.
Amortecimento
O bebê geralmente está seguro dentro do ventre, devido à proteção das paredes do útero e do saco amniótico, que amortece o bebê com fluidos para protegê-lo. Mesmo que a mãe caia, ele provavelmente estará seguro se nenhum outro sinal de trauma for percebido.
Sinais preocupantes
Se uma mulher grávida cai e então sente contrações, tem fluido vazando ou sangramento, ela deve ligar para o médico imediatamente ou ir para o hospital, porque isso pode ser indicação de um problema. O maior perigo de cair durante a gravidez é a possibilidade de descolamento da placenta, ou seja, sua separação das paredes uterinas.
Considerações
É uma boa ideia visitar um médico se a futura mamãe tiver qualquer preocupação, mesmo que não esteja mostrando sinais de dano ao bebê. Apesar da probabilidade de que ele esteja bem, uma revisão pode tranquilizá-la e diminuir o estresse.
Prevenção
As mulheres grávidas deveriam tomar cuidado para evitar quedas. Levar um tempo extra para caminhar, evitar começar um novo programa de exercícios e ser cuidadosa quando sentar ou levantar são atitudes que podem ajudar.
Mais Artigos
Como substituir a correia de um Kia Sorento→

Toxicidade de remédios para hipertensão em cães→

Sintomas de um gato com a pata torcida→

Como remover manchas de café de um cesto de filtro plástico→

Como recuperar sua data de nascimento no Neopets→

O que acontece quando minha gata está em trabalho de parto→

- Image by Flickr.com, courtesy of Daniel Lobo