Como queimar um toco de árvore com salitre

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Remover um toco de árvore não é simples, mas utilizar salitre para queimá-lo é um método eficiente, apesar de demorado, que fará com que seu jardim ou terreno pareça limpo e arrumado. O salitre é o ingrediente ativo em muitos removedores químicos de madeira, mas o salitre puro, ou nitrato de potássio, pode surtir o mesmo efeito. Queimar um toco de árvore levará vários meses, pois os fluidos utilizados devem ser absorvidos pelo tronco, mas o resultado final será a remoção cuidadosa do toco.

Passo 1

Com a furadeira, faça vários orifícios de 2,5 cm de profundidade no topo e na lateral do toco. O número depende do seu tamanho, mas comece furando-os a oito ou 10 cm de distância. Faça os furos laterais de modo que fiquem virados para baixo e não deixem os fluidos vazarem.

Passo 2

Preencha cada orifício com cerca de 140 g de salitre e feche-os com água. Deixe o toco absorver a substância química por quatro a seis semanas – com o tempo, ele amolecerá.

Passo 3

Volte após quatro a seis semanas e preencha cada orifício com querosene. Aguarde mais quatro a seis semanas até o toco absorver o fluido.

Passo 4

Coloque vários briquetes de carvão em chamas sobre o toco e aguarde eles queimarem até as raízes. Isso poderá levar vários dias e deve-se prestar atenção ao carvão. Caso pareça que o fogo esteja se apagando, adicione mais carvão.

Mais recentes

×