O que faz a junta do cabeçote dos carros queimar?
Image by Flickr.com, courtesy of Peter Morgan
Uma junta do cabeçote queimada é um problema automotivo que ninguém quer ter, porque o conserto custa caro. A conta pode encarecer ainda mais se o defeito na junta afetar outras peças do motor. No entanto, é possível diminuir a probabilidade desse problema acontecer quando se entende o que o causa.
Função
A junta do cabeçote fica entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro. A função dela é evitar que o fluido de resfriamento do motor e o óleo se misturem, assim como vedar o processo de combustão no motor, que é gerado pelas válvulas da cabeça de cilindro que abrem e fecham, permitindo que o ar e os gases entrem nos cilindros. Sem a junta do cabeçote, os gases comburentes vazariam do motor e tomariam sua potência.
Causas do problema
De acordo com o site mobiloil.com, a causa principal da queima da junta do cabeçote é o superaquecimento do motor. Nesses casos, o bloco do motor e o cabeçote se expandem em demasia, prejudicando a junta. No entanto, o superaquecimento não é a única razão para o problema. A pré-ignição, ou detonação, é a segunda causa mais comum, porque pode comprimir as válvulas, pistões e a junta do cabeçote. Esse defeito ocorre quando o motor está fora do tempo. O superaquecimento do motor também pode provocar problemas de pré-ignição e detonação.
Identificação
Normalmente é fácil saber quando uma junta do cabeçote está queimada. Um sintoma é a grande quantidade de fumaça branca ou líquido de arrefecimento saindo do escapamento. Outro sinal para constatar o defeito é encontrar líquidos escuros com espuma no motor e no sistema de resfriamento. Isso acontece porque uma junta do cabeçote queimada permite que o líquido de arrefecimento e o óleo se misturem. Caso suspeite que seu carro esteja com esse tipo de problema, verifique a textura do óleo pela vareta do nível de óleo do motor.
Conserto
Consertar uma junta do cabeçote queimada é chato e custa muito caro, porque o serviço envolve mexer nas partes principais do motor e deve ser feito por um mecânico que entende do assunto. Uma grande dificuldade para realizar o conserto é a localização da peça queimada, que fica entre o bloco do motor e a cabeça de cilindro. Desse modo, para trocar uma peça barata como uma junta do cabeçote, o mecânico precisa retirar o cabeçote do motor e isso pode custar muito caro.
Prevenção
Embora uma junta do cabeçote queimada seja um grande problema de motor, você pode ajudar a impedir que ele ocorra. A melhor maneira de fazer isso é mantendo o sistema de resfriamento do seu veículo em perfeitas condições. Certifique-se de que ele sempre tenha a quantidade certa de líquido de arrefecimento e verifique se as mangueiras estão boas. Além disso, cuide para que o motor esteja regulado no tempo certo e em boas condições de funcionamento. A prevenção é fundamental, uma vez que a junta do cabeçote raramente queima porque está velha ou por causa do desgaste ou uso normais.
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Referências
Sobre o Autor
Jeff Barron is is a 12-year newspaper veteran. He wrote for the Ocean County Observer in Toms River, N.J., the Ocean County Reporter, and the Portsmouth (Ohio) Daily Times. Barron won an Ohio Associated Press award for investigative reporting in 2004. He holds a Bachelor of Arts in English from Shawnee State University in Ohio.
Créditos Fotográficos
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