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Como realizar a meditação de ioga "Sa Ta Na Ma"

Os defensores da meditação Kundalini e Sat Nam afirmam que essas práticas podem diminuir o estresse, quebrar hábitos mentais / físicos negativos, inspirar novos pensamentos e curar doenças. Praticantes de ioga acreditam que entoar "sa ta na ma" é entrar em contato com o seu bem espiritual - o deus em você - que o faz manifestar suas verdadeiras emoções e desejos, independente se o façam chorar ou sorrir. Apropriadamente, Sat Nam significa "honrar a verdade".

Instruções

  1. Comece a meditação Kundalini sentado em um lugar tranquilo com os ombros para trás, pés cruzados e os joelhos dobrados. Endireite sua coluna o quanto conseguir e deixe suas pernas em uma posição confortável, desde que seja possível permanecer imóvel por pelo menos 10 minutos.

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  2. Descanse suas mãos com a palma virada para cima e seus pulsos sobre os joelhos. Faça um "O", conhecido como a posição mudra, com o dedo indicador e o polegar de cada mão. Concentre-se, de olhos fechados, no centro de sua testa.

  3. Diga a sílaba "sa" ao tocar o dedo indicador direito no seu polegar direito e o indicador esquerdo com o polegar esquerdo, completando um "O". "Sa" significa nascimento ou início, e deve ser pronunciado com um "a" longo e prolongado, quase cantarolado, e com a boca quase fechada.

  4. Continue da mesma maneira com a sílaba seguinte, pronunciando "ta" enquanto toca os dedos médios nos polegares de cada mão. Essa sílaba significa vida, e segue a mesma pronúncia de todas as outras.

  5. O "na" significa morte, sendo pronunciado com uma voz mais alta e regular, enquanto os dedos anelares e polegares fazem o "O".

  6. Termine com a sílaba "ma", que significa renascimento, e toque os dedos mindinhos nos polegares. Com essa sílaba, os praticantes de ioga acreditam que seja possível finalizar um ciclo do kundalini, ou a força da vida, na base da coluna vertebral. O kundalini é uma energia real que pode ser experimentada fisicamente.

  7. Diga "sa ta na ma" em voz alta e toque os respectivos dedos nos primeiros 5 minutos. Sussurre o canto nos próximos 5 minutos e depois fale silenciosamente enquanto murmura as sílabas nos próximos 10 minutos. Continue em um sussurro por mais 5 minutos e fale em voz alta por mais 5. Para o minuto final, medite em silêncio, sem os movimentos da mão ou a pronúncia das sílabas.

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Dicas

  • Medite em intervalos de 11, 31 ou 62 minutos. Quando estiver com pressa, a sessão de 11 minutos vai de acordo com o padrão dos 31 minutos (5 minutos-5 minutos-10 minutos-5 minutos-5 minutos e um minuto em silêncio) da seguinte forma: 2 minutos, 2 minutos, 3 minutos, 2 minutos, 2 minutos e, em seguida, um minuto em silêncio. Se você tiver mais tempo, dobre os minutos da sessão de 31 minutos.
  • Opcionalmente, termine a sessão repetindo a frase "Sat Nam" três vezes, com as mãos unidas como se estivesse em oração.
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