×
Loading ...

Receita de xampu em barra

O xampu em barras pode ser feito em casa, sem nenhum equipamento especializado. Fazer seu próprio xampu lhe permite saber exatamente o conteúdo do produto e, de quebra, você pode experimentar combinações de odores e cores. Os ingredientes são fáceis de se obter e não são nocivos ao produtor. Fazer xampus é um bom projeto para curtir com a família num final de semana e ainda é uma maneira de fazer bons presentes ou projetos escolares.

Aprenda a fazer seu próprio xampu em casa (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Materiais

Óleos são a base de barras de xampu. Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de gérmen de trigo e óleo de ricínio combinados fornecem um veículo nutritivo para o hidróxido de sódio (o agente limpante), os óleos essenciais, corantes e aditivos de fragrância. Óleo de coco umidifica e o óleo de ricínio enrijece a barra, produzindo uma espuma rica. Os corantes próprios para o xampu não tingem os cabelos, simplesmente conferindo cores à barra em si.

Loading...

Soda cáustica

O manuseio do hidróxido de sódio pode ser perigoso e, portanto, e deve-se começar vestindo óculos de proteção e luvas de borracha. Coloque 1 L d'água em um pote plástico. Lentamente despeje 300 g de soda cáustica no recipiente, mexendo continuamente até que tudo esteja dissolvido. A combinação destes elementos produz uma reação exotérmica, o que significa que as coisas vão ficar muito quentes. Tente não espirrar nenhuma gota recipiente afora e conduza a mistura em um ambiente muito bem ventilado. Deixe a mistura resfriar até cerca de 40 ºC.

Preparação dos óleos

Aqueça 450 ml de óleo de coco, 120 ml de óleo de gérmen de trigo e 120 ml de óleo de rícino a 50 ºC, removendo em seguida a mistura do fogo. Adicione o azeite de oliva, o corante e a fragrância e misture bem. A mistura de óleos deve ser aquecida à mesma temperatura da mistura de soda, algo entre 35 ºC e 40 ºC.

Processo de moldagem a frio

Cubra a forma com papel encerado, plástico ou até mesmo um saco de lixo para facilitar a remoção do xampu endurecido. Se você estiver usando um molde plástico pode untá-lo com óleo. Lentamente misture as duas soluções e mexa continuamente até que você perceba "caminhos" deixados pelo passar da colher ou misturador. Adicione rapidamente a mistura ao molde. Cubra o topo da mistura com um pedaço de papel encerado para prevenir o acúmulo de poeira. Envolva tudo em lençóis ou jornais para retardar o resfriamento e deixe descansar por 18 horas. Desembale tudo e deixe descansar por mais 12 horas. Remova o sabão do molde e corte-o em barras. Deixe secar por duas semanas e, então, o xampu estará pronto para o uso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...