×
Loading ...

Recuperação após a castração de cadelas

Os donos de cães muitas vezes optam por castrar as cadelas para controlar a população dos animais de estimação. O procedimento de esterilização não só elimina a possibilidade de ninhadas inesperadas, mas também oferece benefícios de saúde para a cadela. Enquanto a operação é um procedimento ambulatorial veterinário comum, a castração é uma cirurgia séria que requer cuidados pós-operatórios.

Cadela com colar elizabetano (smartview27/iStock/Getty Images)

Descrição

A castração é uma ovariohisterectomia canina, o que significa que os ovários da cadela e o útero são removidos cirurgicamente. A cirurgia normalmente é realizada em um hospital veterinário por um veterinário experiente. A cadela é anestesiada, e depois é ligada a monitores cardíacos e respiratórios. Um assistente a coloca em uma mesa de operação, onde a pele da barriga é esticada e raspada. O veterinário então faz uma pequena incisão na barriga e retira o útero, os ovários e as trompas de falópio, cuidadosamente. Os cortes no colo do útero e nos ovários são costurados com suturas absorvíveis, e a incisão exterior é fechada com pontos. O procedimento é rápido, e a maioria das cadelas volta para casa com seus donos no mesmo dia.

Loading...
Veterinários fazendo uma cirurgia em um cão (Anton Gvozdikov/iStock/Getty Images)

Período de recuperação

Imediatamente após o procedimento, algumas cadelas ficam enjoadas por causa dos anestésicos e podem vomitar. A falta de apetite também é comum. A dor é muito provável, e os efeitos da medicação contra ela podem fazer a cadela parecer letárgica. Se os pontos do local da incisão precisarem ser removidos, isso geralmente ocorre cerca de sete dias após a cirurgia. Depois da castração, a maioria das cadelas ficam totalmente recuperadas entre 10 e 14 dias após a cirurgia.

Cão letárgico (deldew/iStock/Getty Images)

Cuidados em casa

Depois que a cadela é liberada do hospital, o dono tem a responsabilidade de controlar a dor e minimizar os riscos de infecções. Os donos devem garantir que o animal tenha um lugar limpo e confortável para descansar. Os veterinários fornecerão medicamentos para a dor, que devem ser administrados conforme as instruções. Os cuidados devem ser tomados para manter o local da incisão seco, sendo assim, as cadelas que foram castradas recentemente não devem tomar banho ou nadar nos 10 dias após a cirurgia. Os cães têm tendência a lamber as feridas, mas as lambidas podem causar infecção ou a remoção precoce dos pontos. Se a cadela tiver o hábito de lamber, pode ser necessário colocar um colar elizabetano no pescoço dela para manter sua boca longe do local da incisão.

Cão utilizando um colar elizabetano (Kathryn Thomas/iStock/Getty Images)

Benefícios

A castração pode ter resultados positivos para a saúde das cadelas. Como o processo esteriliza a cadela, o risco de gravidez e abortos são eliminados. De acordo com o Veterinary Partner, a remoção dos ovários e do útero elimina quaisquer chances de câncer de ovário ou de útero, e reduz o risco de câncer de mama.

Cachorro com veterinário (Fuse/Fuse/Getty Images)

Equívocos

Alguns donos podem perceber que a cadela parece mais calma após a castração. Como a remoção dos órgãos reprodutivos da cadela faz com que ela reduza seu nível de estrogênio, os hormônios ficam inativos, exceto no curto espaço de tempo, quando ela está no cio. De acordo com o Veterinary Partner, essa redução de hormônios pode não estar ligada diretamente a uma melhora no comportamento da cadela.

Cachorro passeando com a dona (Davide Mazzoran/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...