Como se recuperar de uma lesão no lobo frontal do cérebro

••• blue brain image by John Sfondilias from Fotolia.com

Qualquer lesão cerebral é perigosa e uma lesão ao lobo frontal, que é responsável por diversas funções cognitivas e da fala, não é exceção. Durante um evento tão traumático, pode ser difícil acreditar que é possível se recuperar de uma lesão como essa. Mas se você compreender a natureza da sua lesão e os tipos de tratamentos disponíveis, o processo de recuperação parecerá menos desanimador.

Recupere de uma lesão ao lobo frontal

Passo 1

Certifique de que sua lesão cerebral seja adequadamente diagnosticada. De acordo com a Mayo Clinic, há diversos testes que seu médico deve realizar para diagnosticar completamente sua lesão ao lobo frontal. Peça para que faça uma tomografia e uma ressonância magnética. Tomografias criam imagens transversais de seu cérebro para detectar coágulos e danos aos tecidos. A Mayo Clinic adverte que ressonâncias magnéticas não são utilizadas durante o diagnóstico de emergência, porque levam um longo tempo para criar uma imagem detalhada do cérebro. Pergunte ao seu médico se precisa passar por uma ressonância.

Passo 2

Conheça os sintomas de lesões ao lobo frontal. Dependendo da parte do lobo frontal que foi lesionada e da severidade, há diversos sintomas possíveis. Podem incluir perda de inibição, apatia, problemas na fala, paralisia parcial, depressão e um atraso na compreensão de perguntas ou ações complicadas. Veja com seus amigos e familiares se identificam esses possíveis sintomas, assim podem ajudar durante sua recuperação.

Passo 3

Coopere com seu médico para reduzir o risco de inchaço. Quando o lobo frontal estiver lesionado, os tecidos podem inchar, restringindo o fluxo de sangue para essa área. A perda de sangue aumenta o dano ao seu lobo frontal. Consulte seu médico sobre um monitor de pressão intracranial para verificar o inchaço e medicamentos, como diuréticos que diminuem o inchaço e reduzindo os fluidos.

Passo 4

Procure terapia de reabilitação para lesões ao lobo frontal. Peça a seu médico uma recomendação de um terapeuta experiente em lesões cerebrais. De acordo com a Mayo Clinic, pessoas com danos ao lobo frontal "podem precisar reaprender habilidades básicas, como andar e falar". Desenvolva um plano com seu terapeuta, para lidar com quaisquer sintomas permanentes causados por sua lesão cerebral.

Mais recentes

×