Como fazer rede de macramê
Angie Diersman
Às vezes relaxar na varanda exige uma rede confortável e estilizada. Com umas poucas ferramentas e algumas habilidades matemáticas básicas, você terá uma bela cadeira que exibirá os seus dons para trabalhos manuais. Esta rede é feita usando o macramê, que requer tricotar barbantes juntos. O macramê é um método de muitos séculos usado para fazer móveis, apoios para plantas e outros itens de decoração.
O que você vai precisar
Angie Diersman
- 3 cavilhas de madeira de 3 cm de espessura e 75 cm de comprimento
- 2 cavilhas de 1,5 cm e 90 cm de comprimento
- 200 metros de barbante ou corda de macramê de 1/4 de polegada de espessura
- 8 metros de corda de 1/2 polegada de espessura
- 4 parafusos de madeira de 1 polegada
- Furadeira
- Fita métrica
- Tesoura
Meça as cavilhas
Angie Diersman
Enquanto mede e fura as cavilhas, certifique-se de que os furos estão nivelados e alinhados um com o outro, para que a moldura fique perfeitamente quadrada. Em duas das cavilhas de 3 cm, meça e marque na altura de 5 cm e 7,5 cm de cada extremidade. A terceira cavilha de 3 cm só precisará ser marcada nos 7,5 cm de cada extremidade.
Faça furos nas cavilhas
Angie Diersman
Faça um furo de 1/4 de polegada em cada uma das marcas de 7,5 cm e um de 5/8 de polegada nas marcas de 5 cm. Comece com uma ponta pequena e vá aumentando aos poucos. Se você tiver uma broca em forma de pá ou de gancho, fica mais fácil.
Lixe os furos
Angie Diersman
Lixe os furos para remover as farpas.
Enrosque as cavilhas
Angie Diersman
Faça uma moldura quadrada para a cadeira deslizando cada uma das cavilhas pequenas nos furos de 5/8 de polegada nas cavilhas grandes. Deixe 2,5 cm de folga em cada ponta.
Prenda a moldura com parafusos
Angie Diersman
Faça um furo piloto onde as cavilhas se encontram. Usando um parafuso de 2,5 cm, fixe as peças uma na outra.
Pendure a moldura
Angie Diersman
Antes de começar o macramê, pendure temporariamente a moldura em um local onde você possa ficar em pé facilmente ou sentar-se para amarrar as cordas.
Amarre os barbantes ao redor da cavilha
Angie Diersman
Usando o barbante de 1/4 de polegada, corte 16 peças de 8 metros. Parece muito, mas à medida que der os nós, os barbantes encurtam rápido. Pegue um barbante e dobre-o ao meio. Amarre o laço em volta da cavilha da frente para trás. Puxe as pontas através do laço. Continue com todas as 16 tiras de barbante. Quando estiverem todas penduradas, você terá 32 tiras.
Cruze os barbantes da esquerda para a direita
Angie Diersman
Para criar a cadeira, você usará um nó quadrado simples. Começando com o primeiro de quatro barbantes, pegue o da esquerda e cruze-o sobre os dois centrais, depois por baixo do da direita.
Cruze os barbantes da direita para a esquerda
Angie Diersman
Pegue o barbante da direita e cruze-o por baixo dos dois barbantes centrais e por cima, através do furo, passando por cima do barbante da esquerda.
Complete o nó quadrado
Angie Diersman
Para completar a segunda metade do nó, você fará a mesma coisa ao contrário. Pegue o barbante da direita e cruze-o por cima dos dois centrais, depois por baixo do da esquerda. Depois pegue o barbante da esquerda e cruze-o por baixo dos dois centrais e por cima através do furo, passando por cima do barbante da direita. Puxe o nó apertado. Continue assim com todos os barbantes.
Comece com o terceiro barbante
Angie Diersman
A próxima fileira também usa o mesmo nó quadrado, mas começa com o terceiro barbante. Você usará duas tiras de cada seção. Ao amarrá-las juntas, certifique-se de deixar tudo por igual. Continue assim até atingir o fim dos barbantes.
Repita o padrão
Angie Diersman
Agora repete-se o padrão. Como no começo, amarre um nó quadrado com os primeiros quatro barbantes e trabalhe cruzando-os. Depois, use o terceiro barbante para começar a próxima fileira.
Faça nós até que a cadeira meça um metro de comprimento
Angie Diersman
Continue dando nós até que a cadeira tenha um metro de comprimento. O macramê acabado precisa ser mais comprido do que a moldura.
Prenda a cadeira na moldura
Angie Diersman
Para prender as pontas da base à moldura, amarre todos os quatro barbantes de cada seção em volta da cavilha e dê um nó.
Amarre um segundo nó
Angie Diersman
Amarre um segundo nó dividindo a tira em duas. Puxe o mais apertado que puder.
Corte as pontas das cordas
Angie Diersman
Corte as pontas dos barbantes no comprimento desejado. Você pode arrematar as pontas ou deixá-las como estão..
Corte uma corda de meia polegada de diâmetro
Angie Diersman
Corte uma peça de corda de meia polegada de diâmetro. Dobre-a ao meio e amarre um nó a poucos centímetros do topo, criando um laço.
Amarre a corda através da cavilha
Angie Diersman
Nesse ponto, se você puder pendurar a corda em um local temporário, ficará mais fácil de certificar-se de que as cordas estão por igual e seguir em frente. Usando a terceira cavilha de sobra, amarre a corda através de cada furo e dê um nó, deixando uns 50 cm entre o laço e a cavilha.
Amarre a corda através do topo da moldura
Angie Diersman
Continue com o mesmo pedaço de corda. Amarre-o através do furo da moldura de cada lado e dê um nó solto, deixando um metro entre as duas cavilhas. Você deve fazer um nó solto, pois uma vez pendurada a cadeira acabada, precisará fazer pequenos ajustes.
Amarre a corda através da base da moldura
Angie Diersman
Corte peças de dois metros da corda de meia polegada. Começando pela base da moldura, amarre uma corda de cada lado através do furo e dê um nó frouxo. Desta vez, o nó deve ser abaixo da cavilha com a corda correndo para cima.
Amarre a corda em volta da terceira cavilha
Angie Diersman
Passe a corda continuamente para cima da terceira cavilha. Amarre-a em volta da cavilha e dê um nó frouxo, deixando dois metros entre a terceira cavilha e a base da moldura.
Pendure a cadeira e ajuste as cordas
Angie Diersman
Agora você pode pendurar a cadeira em um novo local usando um gancho forte na varanda ou no deque. Certifique-se de que as cordas estejam todas iguais. Se precisar fazer ajustes, esta é a hora. Depois, aperte todos os nós. Tome cuidado ao sentar-se na rede pela primeira vez. As cordas podem se expandir um pouco e ajustar-se ao seu peso. Quando tudo estiver em ordem, corte os excessos de corda que estiverem para fora dos nós ou deixe-os cair livremente.
- Angie Diersman