Como reduzir o barulho de uma serra de mesa

••• man sawing a piece of wood image by Joann Cooper from Fotolia.com

Serras de mesa são barulhentas, e a pessoa que a utiliza poderá cansar-se do barulhe persistente em longos períodos de exposição. Mesmo usando plugues auriculares, a natureza de uma serra rasgando a madeira pode ser irritante. Há maneiras de minimizar o barulho da serra. Não é possível eliminá-lo completamente, mas se você utilizar materiais à prova de som comuns para isolar o barulho e usar a lâmina correta, pode-se diminuir o barulho dramaticamente.

Passo 1

Desligue a energia da serra. Abra todas as portas de acesso na frente, laterais, e atrás dela. Tire medidas do interior entre todos os painéis de aço, ou em qualquer parte que não interfira com a coleta de serragem, correias ou movimento do motor.

Passo 2

Corte a espuma em pedaços aproximados às medidas. Aplique uma pequena quantidade de adesivo de construção às partes detrás das peças. Enfie-as em qualquer lugar dentro da serra usando cola para fixá-las. Rasgue os pedaços para que eles se encaixem se for preciso cobrir todos os espaços pequenos. Cole pedaços ao interior de todos os painéis de acesso e recoloque-os.

Passo 3

Baixe a lâmina de maneira que ela fique abaixo da superfície da mesa. Ligue-a. Localize as partes soltas como peças de aparagem, parafusos, roscas ou fios que estejam vibrando. Prenda fios frouxos com fita isolante, aparagens enfiando pedaços de madeira atrás delas e parafusos soltos apertando-os ou removendo-os.

Passo 4

Remova a lâmina se ela estiver cega ou se for uma lâmina de rasgar. Instale uma lâmina de combinação no aparelho.

Passo 5

Aplique uma fina camada de cera de parafina ao topo da mesa para diminuir os tremores quando estiver empurrando o material pela serra. Lubrifique todas as partes móveis com óleo.

Mais recentes

×