×
Loading ...

Regras para o nado peito

De todos os nados praticados nos Jogos Olímpicos ou em competições recreativas, o peito está entre os mais desafiadores. Além de sua complexidade física, que exige que os nadadores estejam bem treinados e em boa forma, este nado também requer que seus praticantes estejam cientes de várias regras importantes. Quebrá-las pode levar a uma penalidade ou desclassificação.

O nado peito é difícil de dominar (natation image by Christophe Schmid from Fotolia.com)

Posição

Para nadar peito corretamente, os praticantes devem permanecer com o rosto para baixo o tempo todo. Também devem mexer pernas e braços ao mesmo tempo e apenas em plano horizontal (paralelo à posição formada pela superfície da água).

No nado peito, o nadador mexe ambos os braços simultaneamente. Eles não podem se estender por trás dos quadris exceto no momento da primeira braçada de cada volta. Além disso, os cotovelos devem permanecer em contato com a água por todo o tempo, exceto durante a última braçada da volta, quando o nadador atinge a borda da piscina para fazer a virada.

Loading...

Cabeça

A cabeça do nadador de peito deve passar por cima da superfície da água em cada braçada. Esta é definida como um ciclo completo de braços e pernas.

Viradas

Ao atingir o fim da piscina, o nadador de peito deve tocar a parede com ambas as mãos. Nesse momento, ele deve dar uma braçada e uma pernada enquanto estiver totalmente submerso na água, durante a virada. Depois, o praticante deve voltar à posição e ao movimento normal do nado peito.

Pernas

O nado peito utiliza as pernas e os braços. O nadador não deve empurrar a água com as pontas dos pés. Em vez disso, as pernadas simultâneas devem utilizar apenas suas solas.

Regras gerais

O nado peito compartilha uma série de regras gerais com outros estilos. Como o número de voltas e o comprimento da piscina variam a cada competição e nível, os nadadores sempre devem permanecer dentro de suas raias e nunca puxar as cordas que as dividem, embora o contato com elas seja permitido. Os nadadores de peito também nunca podem tocar o fundo da piscina ou sair totalmente da água, mesmo durante a virada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...