×
Loading ...

Remédios caseiros para aves com o papo cheio

A goela é o esôfago das aves, que começa na parte de trás da garganta e vai até o papo. O papo segura a comida até que a digestão comece. Depois das refeições desses animais, você pode sentir o papo logo abaixo da garganta, no peito. Normalmente possui o tamanho de uma bola de golfe e deve ficar firme e arredondado quando está cheio.

As galinhas são propensas a ter problemas digestivos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Papo comprimido

Se sua ave estiver desatenta, com o papo duro e cheio, não estiver defecando e recusando comida, pode ser que ela esteja com o papo ou a goela comprimidos. Essa é uma situação séria que pode causar infecção, inanição e morte se o bloqueio não for retirado. Depois que o animal for dormir, palpe o papo. Deve estar bem cheio, já que a maioria das aves domésticas fazem digestão durante a noite. Remova a comida e pela manhã palpe o papo de novo, antes que ela se alimente. Você não deve ser capaz de encontrá-lo, pois deve estar vazio. Se ainda estiver cheio e duro, é provável que a comida não esteja indo para o trato digestório.

Loading...

Esvaziando um papo comprimido

Massageie gentilmente o papo com seus dedos. Isso ajudará a desprender a comida e fazer com que ela desça para o trato digestivo. Óleo de oliva também pode ajudar. Coloque um pouco dentro de um conta-gotas e insira cuidadosamente de 2 a 5 cm pela garganta da ave. Recrute um amigo, afinal, você não quer empurrar óleo dentro dos pulmões do animal se ele debater-se. Massageie o papo para que o óleo de oliva se distribua e espere até a manhã seguinte para ver se está vazio. Se ainda estiver muito duro ou sua galinha estiver muito desatenta e perdendo peso, um veterinário deve intervir cirurgicamente para remover o volume. Ofereça apenas água; elas conseguem sobreviver sem comida por uma semana.

Papo acidificado

Essa condição pode ser alcançada quando a comida permanece no papo ou na goela por mais de 24 horas devido a um bloqueio, e começa a fermentar e a ficar rançosa. Sua ave pode ficar com uma péssima sensação de papo aumentado e meloso e, ainda por cima, respirando mal. Você consegue sentir o cheiro só de segurar sua galinha ou então, tente abrir o bico e inspirar; você saberá na hora. Alguns medicamentos usam massagem e óleo como meio de aplicação. Pode-se tentar, também, virar a ave de cabeça para baixo e esfregar o papo na direção da boca para estimular o vômito. Isso deve ser feito com acompanhamento veterinário para evitar que o conteúdo entre nos pulmões.

Prevenindo desordens digestivas

Folhas grandes ou fibras rígidas podem formar massas bloqueadoras na goela e no papo. Quando as galinhas ciscam no capim, elas pegam pequenos pedaços deste. Mantenha o pasto livre de objetos estranhos que poderiam ser comidos por suas aves como plástico, barbante ou tiras de borracha. Forneça muita água fresca. Ao se adicionar vinagre de maças não filtrado na água, você diminui o pH do papo e impede que haja crescimento de bactérias. Dar semanalmente iogurte natural a suas aves promove o crescimento de bactérias benéficas ao sistema digestivo. A maioria das impactações de papo são causadas por empanzinamento depois de um longo período sem comida. Se você tiver qualquer preocupação acerca da saúde das suas galinhas, procure um veterinário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...