Remédios para doenças hepáticas caninas

••• dogs image by Anton Chernenko from Fotolia.com

O fígado é um órgão importante para a saúde de todo o corpo. Suas funções incluem estocar glicogênio, sintetizar a proteína do plasma e a desintoxicação da corrente sanguínea. O tratamento para doenças de fígado caninas varia de acordo com a causa, sintoma e severidade, e geralmente é de suporte, tratando os sintomas ao invés de curar a doença. Como o fígado está envolvido no metabolismo da maioria dos medicamentos, qualquer remédio usado para o tratamento da doença de fígado canina tem que ser cuidadosamente administrado e monitorado por um médico veterinário.

Tratamento com fluidos

drip and wholesome drops image by Maria Brzostowska from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Os fluidos são comumente usados no tratamento da doença de fígado canina para combater a desidratação que normalmente ocorre e para manter o equilíbrio eletrolítico do cão. Eles podem administrados em injeções subcutâneas ou intravenosas, dependendo da extensão da desidratação e da condição do cachorro.

Tratamentos com antibióticos

pills image by Zbigniew Nowak from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Antibióticos são usados para doenças caninas causadas por infecção ou em casos em que o veterinário está preocupado com o risco de infecções secundárias. Alguns dos antibióticos comuns usados para tratar estas doenças são penicilina, amoxicilina, cefalexina, enrofloxacina e metronidazol.

Tratamento com corticosteroides

Dog with Treat image by T^i^ from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Corticosteroides são usados para o tratamento da doença de fígado canina causada por um problema imune ou por uma hepatite crônica, para controlar inflamações e diminuir a fibrose. Eles geralmente são usados em doses crescentes que são diminuídas ao longo do tempo. Além de diminuir a inflamação, o corticosteroide pode ajudar o animal a se sentir melhor e pode auxiliar no aumento do apetite.

Tratamento com azatioprina

pills image by Bradlee Mauer from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Azatioprina é uma medicação que suprime o sistema imunológico e deve ser usada se a doença for causada por problemas de imunidade. Ela pode ser usada em conjunto com o corticosteroide.

Tratamento com diuréticos

dog image by Piotr Markowski from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Os cães com doença de fígado frequentemente sentem ascite, que é um acúmulo de fluido no abdômen. Este fluido pode pressionar o diafragma, dificultando a respiração destes animais. A furosimida (Lasix) é uma medicação comum para tratar a ascite.

Tratamento para controlar a náusea

Dog image by Jan Zajc from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Muitos cães com doença de fígado têm problemas gastrointestinais como náusea e vômito, ou podem desenvolver úlceras gastrointestinais. Medicamentos comuns usados neste casos podem incluir sucralfato e cimetidina.

Tratamento com vitaminas

vitamin capsules image by Edsweb from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A doença hepática canina pode causar hemorragias em cães, por isso, alguns veterinários irão usar suplementos de vitamina K para ajudar a controlar o sangramento. A vitamina E é um outro suplemento vitamínico comum usado em doenças do fígado canino por causa de suas propriedades antioxidantes.

Tratamentos homeopáticos

Bee at flower image by barv from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Existem vários remédios homeopáticos que estão sendo usados no tratamento da doença hepática canina. Antioxidantes como o cardo mariano, facilitadores digestivos como a bardana e celidônia grande e purificadores / limpadores do sistema, como kalium muriaticum e sulfato sódico, são os suplementos herbais comumente utilizados. Todos os suplementos adicionais devem ser usados ​​somente sob a supervisão de seu veterinário.

Outras opções de tratamento

dogs in the grass image by Lars Christensen from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Dependendo da causa e dos sintomas, redutores de ácidos biliares, como Ursodiol, redutores do nível de amônia, como a lactulose, medicamentos de redução de cobre, como o zinco, antioxidantes / anti-inflamatórios, como S-adenosil-L-metionina (SAMe) e mudanças na dieta do animal também podem ser prescritos pelo seu veterinário.

Mais recentes

×