Como remover bolor ou mofo de sua coleção de itens de plástico

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Apesar de não conseguirmos ser os mestres da limpeza com nossa vida corrida, muitos de nós possuímos armários cheios de objetos colecionáveis que precisam de nossa atenção e estão cobertos de poeira ou mofo. Ao longo do tempo, essa poeira pode se transformar em um mofo destruidor, mas antes de entrar em pânico siga esses passos simples para garantir que suas relíquias possam se manter intactas e sejam aproveitadas nos próximos anos.

Passo 1

Determine o total dos danos em seus itens colecionáveis de plástico. Se o bolor estiver em panos (como em bonecas ou bebês de brinquedo), remova-os cuidadosamente e mergulhe-os em um detergente comum em um recipiente em temperatura morna ou em uma pia.

Passo 2

Limpe suavemente seus itens colecionáveis com panos umedecidos em água e sabão, evitando as áreas da face e cabelo, se for o caso. Também utilize cotonetes para alcançar partes difíceis, incluindo dentro de partes ocas e rachaduras ou juntas.

Passo 3

Enxague com um pano limpo e deixe os itens lavados secarem no sol. Não os deixe no sol por longos períodos de tempo e certifique-se de verificar as vestimentas ou tecidos para que elas não encolham no contato direto com a luz solar.

Passo 4

Para evitar que o mofo volte, enxague gentilmente com uma solução bem fraca de água e água sanitária para matar os germes e criar uma superfície limpa. Isso não se aplica à roupas. Lave-as em água limpa e deixe-as secando.

Passo 5

Enxague toda a coleção em água limpa (novamente, evitando o rosto e as roupas se estiver trabalhando com bonecas), e quando as roupas estiverem completamente secas, vista novamente as bonecas e deixe-as repousando ao ar fresco por uma noite ou mais.

Passo 6

Limpe a estante onde os objetos permanecem com produtos de limpeza suaves (germicidas) para evitar que a atmosfera seja um dos causadores do problema. Coloque cuidadosamente sua coleção de volta no local.

Mais recentes

×