×
Loading ...

Como remover a ferrugem do tanque de gasolina da motocicleta

Se você observar os pedaços de ferrugem no filtro de combustível da sua moto, a causa mais provável é a ferrugem dentro do tanque de gasolina. Geralmente não é difícil removê-la, mas é demorado. Aqui está uma maneira de fazer o trabalho, sem o uso de um produto químico de limpeza .

Instruções

Você pode remover a ferrugem do tanque da sua moto sem uso de um produto químico de limpeza (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Retire toda a gasolina do tanque. Isso geralmente pode ser feito fechando o fluxo de gasolina na torneira embaixo do tanque e retirando a linha de combustível. Em seguida, ligue um pedaço de mangueira na válvula, abra a torneira e drene a gasolina para um recipiente apropriado.

    Loading...
  2. Retire o tanque de gasolina. Ainda pode ter um pouco de combustível no tanque, então tome cuidado. Dependendo da motocicleta, isso pode ser tão simples como tirar um único parafuso encontrado perto da base do tanque, próximo da frente do assento. Um bom manual de reparo específico para sua moto pode lhe mostrar como se faz isso.

  3. Retire a torneira de combustível e os filtros de dentro do tanque. Também remova o emissor de combustível, se houver, e quaisquer outras válvulas do tanque. Consulte o manual de reparo específico da sua moto para mais informações. Não deixe de conferir se há pedaços de ferrugem nessas peças e limpe-as quando necessário.

  4. Lave o tanque com água para retirar qualquer gasolina restante. Certifique-se de eliminar os fluidos corretamente -- não deixe a gasolina ou a água contaminada derramar no chão.

  5. Feche o fundo do tanque com fita adesiva ou mesmo um trapo velho. Adicione cerca de 1 L de água destilada e aproximadamente a mesma quantidade de areia pura (geralmente disponíveis em lojas de autopeças). Feche a tampa do tanque. Agite e gire-o vigorosamente. Essa é a parte demorada -- pode levar 15 minutos ou mais.

  6. Drene o tanque e verifique o interior. Se você ainda observar ferrugem, repita o passo 5 conforme necessário, e em vez de usar areia, você também pode tentar uma pequena quantidade de cascalho limpo. Se você não estiver mais vendo a ferrugem, lave o tanque repetidamente com a mangueira do jardim e, em seguida, com água destilada. Você deve cuidar para que não haja abrasivos deixados no tanque. Em seguida, lave cuidadosamente o tanque com gasolina para retirar qualquer vestígio de água, o que faria com que o tanque enferrujasse novamente. Lembre-se de descartar todos os fluidos corretamente. Contate a sua loja de autopeças local para ver se eles têm um programa de reciclagem ou eliminação.

  7. Reinstale a torneira e quaisquer outras peças -- usando um novo filtro de combustível -- e reinstale o tanque.

Loading...

Dicas

  • Dependendo da sua motocicleta, você nem precisa usar um conjunto de soquetes métricos ou SAE, e uma chave de fenda reta ou sextavada.

Aviso

  • A gasolina é altamente inflamável. Verifique se o motor da moto está frio e se não há chamas ou quaisquer fontes potenciais de ignição presentes quando você esvaziar o tanque de combustível. Guarde a gasolina em um recipiente apropriado para esse fim.
  • Não deixe a gasolina entrar em contato com sua pele. Ela contém substâncias químicas nocivas, incluindo agentes cancerígenos. Use equipamento de proteção adequado, como as luvas revestidas de neoprene.
  • Não respire os vapores do combustível. Use uma máscara apropriada.
  • Se o tanque vazar, ou tiver sinais de que a ferrugem o corroeu (como bolhas na tinta), não tente limpá-lo. Nesse caso, leve o tanque para ser reparado profissionalmente ou instale um novo.

O que você precisa

  • Recipiente de gasolina aprovado
  • Luvas de neoprene
  • Conjunto de soquetes métricos ou SAE
  • Chave de fenda reta ou sextavada
  • 1 kg de areia pura
  • 1 L de água destilada
  • Mangueira de jardim
  • Novo filtro de linha de combustível
Loading ...
Loading ...