Como remover manchas de café na camurça

••• Suede man's low shoes on a white background image by terex from Fotolia.com

A camurça é um tipo de couro que traz uma leve penugem. Ela é macia, mas não tão durável quanto o couro. Essa pouca durabilidade da camurça faz com que uma simples mancha de café pareça uma visão assustadora. Trate as manchas o quanto antes para garantir uma remoção completa. É preciso tomar devidos cuidados no processo de remoção para que a camurça não sofra danos.

Passo 1

Retire o máximo possível do café na camurça. Use um pano limpo para passar levemente sobre a mancha de café. Use todas as regiões limpas do pano, mudando-o de posição quando for ficando muito sujo. Continue limpando até que já não seja mais possível retirar a mancha através desse procedimento.

Passo 2

Umedeça um pano limpo com água morna. Passe o pano com água na mancha de café, dando várias batidinhas na área até que o café pare de se soltar no pano.

Passo 3

Coloque 5ml de detergente de pratos neutro em uma tigela. Acrescente 500ml de água fria e use uma colher para misturar.

Passo 4

Mergulhe um pano limpo na tigela com água ensaboada. Dê leves batidas na mancha com o pano e a água ensaboada até que a mancha tenha saído.

Passo 5

Enxágue a camurça usando um pano com água fria. Tenha cuidado para que não fiquem resquícios de sabão na camurça. Passe um pano seco para remover o excesso de umidade.

Passo 6

Use uma mistura de vinagre e água, caso a mancha de café tenha permanecido. Misture porções iguais de vinagre branco e água em uma tigela.

Passo 7

Passe um pano com a mistura de vinagre na mancha. Continue passando-o até ter retirado toda a mancha.

Passo 8

Enxágue a área com um pano e água na temperatura ambiente. Use um pano seco para remover o excesso de umidade.

Mais recentes

×