Como remover o mau cheiro de sandálias

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O chulé, ou bromidrose, é causado por bactérias que vivem em ambientes quentes e úmidos. As sandálias são usadas geralmente no verão. Os pés suam e as bactérias fazem a festa nesse ambiente. É aí que as sandálias começam a cheirar mal. Para remover esse odor, siga alguns passos simples para manter seus pés limpos e livres de bactérias.

Passo 1

Plastic spray bottle used for spraying liquids. image by Brett Mulcahy from Fotolia.com

Passe um desodorante para pés com óxido de zinco nas sandálias e nos pés diariamente. Esse composto químico mata as bactérias que causam o mal cheiro. Uma outra opção é fazer um spray com 50 por cento de alvejante e 50 por cento de água para borrifar em suas sandálias. Não espirre essa mistura diretamente nos pés. Deixe que as sandálias sequem completamente antes de calça-las.

Passo 2

Lave seus pés com água e sabão diariamente. Ao terminar de lavá-los, espere que sequem completamente antes de colocar meias ou sapatos. Pés limpos e secos são menos propensos à criar mal cheiro e bactéria.

Passo 3

Use sandálias abertas ao invés de fechadas, uma vez que permitem que os pés respirem. Se você optar por usar sandálias fechadas nos dedos, use meias para manter seus pés secos e para absorver o suor.

Passo 4

insoles image by Vasiliy Koval from Fotolia.com

Compre palmilhas que mantenham o mal cheiro longe das sandálias. Essas palmilhas combatem os odores e impedem que as bactérias se multipliquem. Retire-as do sapato enquanto não estiverem sendo usadas para que arejem um pouco.

Passo 5

Espalhe bicarbonato de sódio nas sandálias e deixe-as por algumas horas no freezer. Remova os sapatos e deixe-os por uma hora ou duas antes de limpá-los.

Passo 6

Borrife álcool dentro de seus sapatos. Ele absorve a umidade e mata as bactérias.

Mais recentes

×