Como remover violeta genciana ou manchas roxas

••• baby image by Diane Stamatelatos from Fotolia.com

A violeta genciana é um remédio comum usado por mães em fase de amamentação para tratar candidíase (também aftas ou "sapinho") na boca, mamilos ou área das fraldas do bebê. É um corante roxo que mata fungos e bactérias responsáveis pelo "sapinho", e é segura em doses e quantidades extremamente pequenas, tanto para a mãe como para o bebê. No entanto, a violeta genciana tinge a pele e as roupas facilmente e deve ser manuseada com cuidado. Se tingir roupas, tecidos, pele ou superfícies, a remoção das manchas exigirá alguns instrumentos que podem ser adquiridos em lojas de ferragens ou armazéns.

Passo 1

Aplique o spray capilar em aerosol no tecido manchado e esfregue suas laterais juntas para saturar a mancha. Lave o tecido com detergente normal e, em seguida, examine a mancha. Repita se ela permanecer. Não ponha o tecido na secadora até a mancha sair, pois o calor a fixará de forma permanente.

Passo 2

Lave os itens manchados com um descolorante seguro para a remoção de mancha adicional.

Passo 3

Aplique uma pequena quantidade de álcool isopropílico em uma bola de algodão e passe na pele imediatamente após ter se manchado. Evite o uso do álcool no rosto, no mamilo ou em áreas sensíveis do corpo do bebê.

Passo 4

Aplique pequenas quantidades de vodca a uma bola de algodão e limpe as manchas de violeta genciana do rosto do bebê ou da área mamilar da mãe. Limpe imediatamente a vodca com um pano limpo e úmido, para remover seus resíduos.

Mais recentes

×