Como clarear a tonalidade da porta de madeira

••• tuscan door image by Martin Sproul from Fotolia.com

O tingidor em gel tem uma textura grossa, à base de óleo ou verniz, e não seca tão rapidamente quanto outros produtos à base de água. Portanto, é mais fácil de manipular a intensidade da tonalidade durante a aplicação, não importando de qual material o objeto é feito. Esse produto funciona bem em madeira, fibra de vidro, aço e papelão. Também não tende a escorrer, o que o torna adequado para a coloração de superfícies verticais, tais como portas, sem a necessidade de desinstalá-las. Elas podem facilmente ficar com uma tonalidade escura. Para atingir um tom mais claro, algumas orientações simples devem ser seguidas durante a aplicação.

Passo 1

Com uma chave de fenda, remova o puxador e as ferragens da porta. Coloque fita e folhas de plástico sobre as dobradiças e quaisquer painéis de vidro. Espalhe folhas de plástico no chão debaixo da porta.

Passo 2

Se a porta tiver um acabamento prévio, remova completamente o tingimento e selador existentes da superfície. Use um produto químico e muitos panos.

Passo 3

Limpe a porta completamente antes de começar a aplicar o tingimento. Limpe com um pano que não solte fiapos, embebido em aguarrás. Em seguida, enxague bem com água. Deixe a porta secar completamente.

Passo 4

Misture o tingidor bem e coloque uma quantidade mínima em uma escova de cerdas naturais ou aplicador de lã de cordeiro. Não coloque muito ou a tonalidade ficará escura. Faça a aplicação de acordo com o grão da porta, se houver, e limpe imediatamente o excesso para obter um tom claro. Deixe a porta secar completamente de acordo com as instruções do rótulo.

Passo 5

Sele com um poliuretano ou outro vedante. Não feche a porta antes que esteja seca. Retire a fita adesiva e reinstale a maçaneta e as ferragens da porta.

Mais recentes

×